quinta-feira, 30 de maio de 2013

The Voice of Metal Brasil - Nando Fernandes

 Nascido em São Paulo, no ano de 1967, a música sempre fez parte da vida de Nando Fernandes. Vindo do uma família de músicos e cantores, conheceu e passou a gostar das bandas da década de 70. Desde pequeno já brincava de fazer falsete. "desde bem pequeno eu já ficava brincando de fazer falsete (notas agudas) com um cachorro que minha avó Maria tinha, um piquinês chamado Whisky. Eu ficava uivando e ele ficava me imitando, e nem imaginava o quanto esses exercícios iriam me ajudar no futuro.", diz o vocalista.
Em 1978, aos 10 anos, sua família mudou-se para a cidade de Limeira, interior de São Paulo, onde Nando começou uma carreira de jogador de futebol em um clube da cidade. Ao mesmo tempo em que o cantor praticava futebol, conhecia bandas de rock em todas as suas vertentes, a música e o futebol estavam presentes em seu dia a dia.
No começo dos anos 80, sua família volta para a capital paulista, no bairro da Mooca, e o jovem continua com seu sonho de se tornar jogador profissional, chegando a fazer teste em clubes grandes. Nessa época Nando conhece o Barata, com quem passa a ter amizade e conversam sobre rock. Barata era vocalista de uma banda, tinha cabelos compridos, foi ai que nasceu a vontade no Nando, de ser vocalista de uma banda de rock.
Influenciado por bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden e Bon Jovi, além da nacional Inox. Aprendeu a técnica vibrato, ouvindo Ian Gillan e Bruce Dickinson. 
Depois de tanto tentar a carreira de jogador profissional, passando por clubes como Corinthians (júnior), Internacional de Limeira, Goias e Atlético Paranaense, o cantor resolve pendurar a chuteira.
 No ano de 1988, conheceu o baterista Rogérinho, que pergunto ao cantor, se ele conhecia algum vocalista para a sua banda. Nando pensou em seu irmão Rogério Fernandes, que já cantava em uma banda em Limeira.
 Seu irmão fez apenas um ensaio com a banda e desistiu de permanecer na banda, então Nando fez um teste na banda e ficou com o posto de vocalista, entrando em sua primeira banda Cédula Falsa, com composições próprias e covers. Foi então que Nando resolveu entrar de cabeça no mundo da música como cantor.
Nando fez sua estréia nos palcos do Vitoria Pub em São Paulo, depois de muitos ensaios com sua banda Cédula Falsa. Com o cachê desse primeiro show, mais algumas economias, o cantor comprou seu primeiro microfone, um Shure 565 usado. Com o fim do Cédula Falsa, que durou pouco mais de um ano, Nando recebeu um convite para fazer parte de uma banda tributo ao Quiet Riot, em 1990. Tempos depois Nando tentou uma nova formação com o Cédula Falsa, tendo como guitarrista Théo Godinho (ex- Jaguar) e o baterista Zé Luiz (ex- A Chave do Sol).
Em 1991 Nando montou uma banda Deep Purple cover, banda da qual tinha mais facilidade de cantar as músicas. Com essa banda Nando tocou durante quatro anos consecutivos em casas como Aeroanta, Britânia, Black Jack, Vitoria Pub, e em casas do interior de São Paulo. Foi nesse período que o cantor começou da dar aulas, e através de pesquisas criou seu próprio método de cantar. No ano de 1992 o cantor ganhou o prêmio Meteoro da Música, como melhor vocalista do ano. E foi convidado para cantar na banda Cavalo Vapor, substituindo o vocalista Fernando Nova, que havia ido para a Banda Taffo. Com a Cavalo Vapor Nando grava seu primeiro cd, considerado um dos melhores discos de hard rock com músicas em português. Participaram do disco Ian Gilla, tocando gaita, Andria e Ivan Busic da banda Dr. Sin e Silvinha Araújo. Em 1994, o vocalista participa do projeto Baú do Raul, um tributo ao Raul Seixas, cantando a música "Maluco Beleza". Após isso, Nando entra no primeiro time do cenário cover de São Paulo, cantando em várias bandas de classico rock, como Big Balls, Rock Memory, Kaleidoscope, Rock in trio e Rádio Show (atualmente).
Em 1997 Nando Fernandes faz uma audição para a banda Tribe of Gypsies, de Roy Z (guitarra) e Eddie Cassillas (baixo), ambos da banda de Bruce Dickinson na época. Em 1998, Nando foi contratado para gravar em cd em Nova York, com a banda de hard/ heavy Mr. Feeling, cd que não chegou a ser lançado. No mesmo ano começou a dar aulas no Conservatório Souza Lima, onde ficou por quase dois anos.
Nesse período rolou a oportunidade do cantor gravar com a banda Angra, a convite de Kiko Loureiro, que havia dito ao cantor que o relacionamento com o então vocalista da banda Andre Matos não ia bem, Nando recusou o convite, no mesmo ano em que a banda lançou Fireworks. No anos de 2000 foi indicado pelos irmãos Busic a gravar com o guitarrista Fábio Rocha no projeto Shining Star.
Nesse mesmo ano Nando foi contratado para coordernar e dar aulas no ICT (Instituto de Canto e Tecnologia) dentro do EMT (Escola de Música e Tecnologia), onde ficou por mais de uma ano com aproximadamente 60 alunos. Seguiu os anos de 2002 a 2005 cantando na noite, além de ter tido uma participação marcante no programa Raul Gil, ao todos 30 programas, cantando diversos clássicos do rock, chegou a recusar R$ 50.000,00 e mais um carro para deixar um programa, mas recusou. Continuou cantando e foi contratado para gravar o cd Usina de Talentos, uma coletânea com vários artistas do programa.
No ano de 2006, Nando participou de um programa de rádio sobre futebol e rock 'n' roll chamado Prorrogação, da Brasil 2000 FM, o programa era apresentado por Walter Casagrande Jr., Mauro Betin, Eduardo Afonso e Nasi. Durante esse ano, o cantor também produziu no Manifesto bar em São Paulo, o projeto Voz do Rock, revelando grandes cantores e pocket shows de artistas consagrados.
Ainda no ano de 2006, o acaso levou Nando a encontrar-se com Aquiles Priester, quando este perguntou ao cantor se ele tinha algum aluno para indica-lo à sua banda Hangar, Nando então respondeu, "Por que não eu?".  Então o cantor ouviu um pela primeira vez o Hangar na voz de João Luiz (King Bird), quem também estava nos testes, achou muito bom e resolveu gravar um cd com duas músicas sem Aquiles saber. Logo em seguida o batera convidou-o a entrar na banda, marcaram então uma reunião com o restante da banda, na qual bateram o martelo, Nando Fernandes estava na banda. Sua estréia ocorreu na expomusic 2006, mesmo sem ter as letras decoradas, nem tempo de estuda-las. Em 2007 Nando lança seu cd com a banda Hangar,o excelente The reason of your conviction.