Nos últimos anos temos visto um grande revival dentro da cena heavy metal mundial, bandas principalmente da década de 80 voltando a ativa, algumas com suas formações clássicas. Um desses retornos mais recentes foi da banda Dark Angel, um dos percursores do Thrash Metal Bay Area que havia interrompido as atividades nos anos 90, retornou nos anos 2000 com discos novos e fazendo muito shows. Outras que também retornaram foram, Sacred Reich, Metal Church, Shotgun, entre outras.
No Brasil isso também vem acontecendo. Grandes nomes da música pesada brasuca vem retomando suas atividades nos últimos anos. Bandas como Dorsal Atlântica, Taurus, Metalmorphose, Salário Mínimo, Attomica, Anthares, Panzer (essa da década de 90), além da reunião da banda Viper com o vocalista Andre Matos.
A volta do som pesado da década de 80 não vem ocorrendo somente com a volta desses medalhões aos palcos, vem ocorrendo também com a nova geração. Novas bandas surgem no mundo inteiro referenciando os grandes nomes do metal oitentista.
Uma das que vem ganhando um nome forte no mundo inteiro é a estadunidense Municipal Waste, que faz um thrash metal bem oitentista 'old school', outros nomes que vem fazendo um som tendo a década de 80 como referencia são Bonded by Blood, a banda de hard rock Crashdïet, os thrasheres Warbringers, os suécos do Enforcer, as canadenses Cauldron e Skull Fist entre outras.
Os latinos também vem referenciando a década de 80. Cada vez mais bandas surgem no continente fazendo um som oitentista alguns nomes como os colombianos do Revenge, entre outras, ainda podemos sitar o vocal da banda brasileira Dominus Praelii, Jorge Bermudez, colombiano.
No Brasil são inúmeras bandas novas fazendo um som anos 80, só para citar algumas, temos as de thrash metal Bywar, Violator, Nervosa, Selvageria, Blasthrash, Kremate, Jack Devil, Madhouser, Nuclear Decimation etc., as de heavy metal tradicional Prellude, Symptomen, Comando Nuclear, Shockbreaker, Denim & Leather etc., as de power metal Power Vision, Brave, etc., as de hard rock Crossrock, Slippery, etc.
Pois bem, o tempo vem provando que a década de 80 foi mesmo a melhor em termos de música pesada, heavy metal mais precisamente, com grandes bandas retornando a ativa, além da nova geração fazendo um som bem similar ao da década. Vamos ver até quando essa onda irá durar, e se durar muito tempo, será muito bom para a nossa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário