domingo, 22 de junho de 2014

Warriors of the Metal - BR Vol. 1 - Green Flame of Wrath (2014)

No último dia 15 o blog brasileiro Warriors of the Metal lançou sua primeira coletânea Warriors of the Metal- BR Vol. 1 - Green Flame of Wrath, reunindo 13 excelentes bandas do cenário metal brazuca. Entre bandas novatas e outras com certo tempo de estrada ficou difícil apontar um destaque, pois todas as bandas tem qualidade dentro de seu seguimento.
Abrindo a coletânea temos o heavy metal/ hard rock da banda paulistana King of Bones formada em 2009, a banda apresenta a música We Are The Law, faixa título de seu debut lançado em 2012. Em seguida temos os pernambucanos de Recife, Cangaço com seu death/ folk metal formado em 2010, mostrando toda a cultura do nordeste brasileiro com a música Bombardeio no Ceará que está presente em seu debut Rastros de 2013. Depois temos o glam metal da banda de Juiz de Fora/ MG Glitter Magic, grande surpresa para mim nessa coletânea com a música Bad for Health, do seu trabalho de mesmo nome (Não tenho informações do ano de formação da banda, nem de lançamento de seu trabalho). Em seguida vem o thrash metal da banda Deathraiser, formada em 2006 na cidade de Leopoldina/ MG, em 2009 mudaram o nome da banda para Deathraiser e lançaram seu debut Violent Aggression em 2011, aqui apresentam a faixa título de seu disco. A próxima banda é a brasiliense Arandu Arakuaa que apresenta um folk metal com influência em lendas indígenas, formada em 2008 a banda vem com a faixa Auê! de seu debut Kó Yby Oré lançado em 2013, mostrando bastante originalidade em seu som. Depois temos heavy metal da banda paulista Angels Holocaust, formada em Itapetininga/ SP em 2009, a banda prepara seu debut e aqui mostra a faixa título de seu ep Crystal Night lançado em 2011. Em seguida temos a experiente banda brasiliense Dynahead, formada em 2004 a banda está prestes a lançar seu quarto disco Chordata II, e aqui apresenta seu progressive thrash metal com a música Hallowed Engine de Chordata I lançado em 2013. Outra já experiente é a Abiosi de Ribeirão Preto/ SP na ativa desde 2001, apresenta um thrash metal/ crossover/ harcore de pegada na música Acorda Playboy de seu ep Quando Rezar Não Adiantar Mais lançado em 2011. A próxima banda é uma das melhores da coletânea, Ankhamilah de Niterói/ RJ formada em 2007 mostra um symphonic power metal muito bem feito com a música Edge of Madness de seu debut I lançado em 2013. A banda seguinte é Hagbard também de Juiz de Fora/ MG formada em 2010, a banda apresenta um folk metal de qualidade e aqui aparece com uma faixa de seu debut Rise of the Sea King lançado em 2013, Let us Bring Something For Bards to Sing. Em seguida vem a mais experiente banda da coletânea, os paulistanos da Panzer formada em 1991, a banda ficou um período inativa, mas voltou com tudo em 2012 com um excelente álbum Honor lançado em 2013 e é desse trabalho a faixa Burden of Proof presente na coletânea. Representando o lado negro do metal temos os brasilienses do Mork com seu symphonic black/ death metal, a banda foi formada em 2006 e aqui apresenta a faixa Alastor que está em seu debut Exemption lançado em 2011. Fechando de forma espetacular temos outra banda mineira, o Atheistc de Governador Valadares/ MG na ativa desde 2003, a banda aparece com uma faixa de seu segundo trabalho Killing My Religion de 2009, com um excelente atmospheric/ dark metal na faixa título.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dark Avenger: Tales of Avalon - The Lament

Depois de dar uma pausa na banda em 2006, eis que Mario Linhares retorna com o Dark Avenger e com um disco novo, a tão aguardada segunda parte de Tales of Avalon. A primeira parte Tales of Avalon - The Terror foi lançada em 2001 e agora em 2013 a banda em parceria com a Rossom Records de propriedade de Rogério Schumann lança Tales of Avalon - The Lament. O disco já abri de forma brilhante com a bela From Father to Son com uma grande performance de Mario Linhares, principalmente ao final dela com assobios, uma das melhores composições já feita pelo Mario, o disco segui com outra grande composição Doomsday Night. Seria até injustiça dizer quais os destaques do álbum, mas vale uma conferida na balada Can You Feel It? que tem uma bela letra e Dead, Yet Alive! que conta com as participações de Edu Falaschi (Almah, ex Angra), Tito Falaschi (Illustria e Zaltana) e Clarissa Moraes (Illustria) nos vocais.
O disco contou com Tito Falaschi na produção e na mixagem e masterização com o renomado Michael Wagener no Wireworld Studios nos Estados Unidos. Acompanham Mario Linhares nesse retorno do Dark Avenger seus amigos de banda de longa data Leonel Valdez (guitarra) e Kayo John (bateria, Harllequin), esse último anunciou recentemente seu desligamento da banda devido a problemas de saúde, além de Jeff Castro (guitarra, Harllequin) e Gustavo Magalhães (baixo, Vougan). As linhas de baixo foram gravadas pelo Tito Falaschi. Tales of Avalon: The Lament já pode ser considerado um clássico do metal nacional assim como Dark Avenger (1995) e Tales of Avalon: The Terror (2001).
Nota: 9,0

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Eu apoio o Metal Nacional

Nesse mês de junho irei apresentar uma das maiores bandas de Stoner Metal brasileira, o Statik Majik, na ativa desde o ano de 2002, a banda foi formada na capital carioca, no ano seguinte lançou sua primeira demo Be magic. Foi mais uma demo, um split, um ep e um single até o lançamento do debut Stoned on Musik em 2010.
Com o nome inspirado em um EP do Cathedral, em 2013 a banda laçou seu segundo álbum The Wrath of Mind, no mesmo ano o guitarrista Thiago D' Lopes deixou a banda, em seu lugar entrou Leonardo Cintra. Atualmente a banda segui divulgando o disco recente, fazendo shows em todo o Brasil inclusive em países da América do Sul. A atual formação da banda conta além de Leonardo Cintra na guitarra, com Thiago "Dominogorgoth" Velásquez no baixo e voz e Luis Carlos na bateria.

domingo, 15 de junho de 2014

Eterna: Spiritus Dei

A banda Eterna está de volta com um novo trabalho, dez anos  após seu último disco completo de inéditas Epiphany (2004). Spiritus Dei marca a estréia de Neno Fernando nos vocais, a banda já havia lançado anteriormente o single Arcanjo (2010) e o ep Turning Back (2011) com o vocalista. O disco abre com a bela intro Spiritus Dei de autoria do grande tecladista José Cardillo, seguida de Forte Brado com Neno apresentando um vocal diferente do que ele apresentou em trabalhos anteriores como no Abstract Shadows. A banda volta nesse novo trabalho com a maioria das letras em português, tendo somente duas em inglês, Turning Back grande destaque do disco e Jesus, ambas já apresentadas no ep de 2011.
Outros destaques do álbum são Medo escrita pelo Cardillo, Sétimo a melhor do disco, a primeira música de trabalho que já ganhou clip Só Quero Você e Anjo de luz. O disco fecha com uma versão acústica para Lembra-te do primeiro álbum Shema Israel, que ficou boa. Além de Neno nos vocais e de José Cardillo no teclado a banda conta também com Paulo Frade na guitarra, o único da formação original na banda e Gerson Reyes na bateria, os teclados foram gravados por Jason Freitas que deixou a banda para se dedicar ao Sancti, as gravações ainda contaram com os bateristas Marco Aurélio e Fabiano Rezende, esse último ex baterista da banda e com o baixista Vagner Souza. Uma ótima volta da banda com um belo disco, agora é torcer para que encontrem logo um baixista fixo e caiam na estarda, e que não demorem mais 10 anos para lançarem outro trabalho.
Nota: 8,0