domingo, 22 de janeiro de 2017

Thoth



De todos dos deuses da mitologia egípcia Toth é um dos mais vistos dentro do ocultismo e também um dos meus preferidos.

Toth, Tot, Tôt, Thoth ou Zonga simboliza a sabedoria, escrita,  magia, aprendizagem, arte e assuntos desse tipo.
Na maior parte das vezes Toth é mostrado como metade homem e metade íbis uma ave com bico encurvado para baixo, nas representações artísticas encontradas pelos arqueólogos, geralmente segurando um Ankh em uma das mãos e com uma lua sobre a cabeça.


Também encontramos Toth como um babuíno, ou como metade homem e metade babuíno, as diferenças no modo de apresentar são explicadas pela mudança de época.

As vezes aparece com uma espécie de coroa semelhante a uma lua, no principio ele era um deus lunar e consideravam a lua como seu olho.

É interessante você saber que a escrita era muito importante para o povo daquela época, a partir dela era possível imortalizar as coisas para que não se perdessem com o tempo, os egípcios sabiam muito bem disso, e podemos ver que estavam certos pois uma parte da cultura deles ainda é viva por causa dos hieróglifos, a escrita por meio de imagens e símbolos.
Toth teria sido o escritor do Livro dos Mortos, um conjunto de textos que ficavam junto dos sepultados, uma espécie de manual parara ajudar os novos mortos nesse novo mundo.

A lua também era mito importante pois a partir dela comeram a medir ciclos, outra especialidade de Toth.
As "funções" de Toth como deus são muitas, a mais conhecida é como escriba dos deuses.
Esse deus tem 3 variações conhecidas, Toth = Egípcio,
Hermes = Grego e Mercúrio = Romano, isso decorreu devido ao sincretismo, sincretismo significa a "fusão de doutrinas".



Ao lado imagem de Lee Lawrie de Thoth feita em 1939, se encontra em uma das portas da Biblioteca do Congresso Edifício John Adams, em Washington.

Há alguns anos foi encontrado por arqueólogos um local que possivelmente seria a residência dos sacerdotes de Toth, o interessante é que foram encontradas escritos tanto em grego como em egípcio demótico, uma forma de escrita mais avançada que os hieróglifos, uma prova da fusão das culturas grega, egípcias e romana e de seus deuses.

Khmunu, a cidade dos 8 deuses, a principal cidade de Toth mais tarde foi apelida de de Hermópolis.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Triquetra

Triquetra é um símbolo que aparece em muitos locais, e na maior parte das vezes é ligado à cultura Celta.
Com o passar do tempo acabou até por se tornar um "símbolo pop" como o Ankh da qual muitas pessoas usavam como adorno, mesmo sem saber qual o significado.
Esse símbolo ganhou uma infinidade de significados: O infinito, eternidade, fertilidade, proteção, universo, a santíssima trindade, a deusa tríplice, 3 estações do ano como era dividido na antiguidade, perfeição, as 3 fases da mulher e por ai vai, o que faz se tornar difícil de saber qual seu significado principal ,embora aparentemente pareça se referir aos planos: Material, Astral e Mental.
No passado Triquetra ou triquætra no latim era o nome usado para nomear qualquer forma com 3 pontas, mas atualmente se refere apenas à 3 vesica piscis fundidas que é uma forma que é a intersecção de dois círculos, vesica piscis quer dizer bexiga de peixe em latim, que na imagem ao lado esta entre os dois círculos.

Na grande maioria das vezes aparece cortado por um círculo e era encontrada entalhada em diversas pedras na Europa.
O símbolo passou para o cristianismo, dessa vez como representando a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Também foi comparado com o Ichthys, que em grego quer dizer peixe, um antigo símbolo cristão que foi adaptado na triquetra e aparece na igreja cristão celta ,o símbolo do peixe era um símbolo secreto dos cristãos na época que eles eram perseguidos.
A Triquetra apareceu várias vezes na televisão, por exemplo no filmes: Thor em Asgard, Constantine como amuleto que Angela usa e na série Charmed, aparições que aumentaram a popularidade do símbolo o que levou algumas pessoas a achar o símbolo perfeito para ter como tatuagem.
Também é um símbolo muito popular quando se fala em Wicca.

Símbolos do Led Zeppelin


A influência do ocultismo no Rock não é nenhuma novidade, até no Brasil temos o caso do Raul Seixas.

Led Zeppelin é um dos casos mais memoráveis, uma banda que inovou e se imortalizou na história do Rock.
Quando se fala sobre "Rock e Ocultismo" e até erroneamente "Rock e Satanismo" essa banda é citada.
A banda for formanda em setembro de 1968 com Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant.
Não foi por pouco que Led Zeppelin é uma das bandas que mais se tem relação com ocultismo, só para começar Jimmy Page era fã de Aleister Crowley, tão fã que comprou a Boleskine House, uma mansão que muitos chamam de castelo, que fica próximo ao famoso Lago Ness.
Esse local foi havia sido comprado por Crowley para realizar executar as operações da Magia Sagrada de Abramelin, o lugar fica localizado na Escócia, segundo Crowley era importante estar em um local isolado e longe de pertubações para entrar em contanto com o Sagrado Anjo Guardião.

Aqui uma foto de Jimmy Page na frente da casa da qual ele disse que era assombrada por uma cabeça decapitada.
Page também tinha uma livraria chamada "The Equinox Booksellers and Publishers”, lá eram vendidas publicações de Aleister Crowley entre outros itens, mais tarde a livraria foi fechada devido ao crescente sucesso da banda.
Também dizem que ele comprou a coleção de livros de ocultismo de Crowley.


Nos anos 70 com o lançamento de Stairway to Heaven e muito sucesso, alguns religiosos dos Estados Unidos afirmaram que musicas de Rock quando escutadas ao remetem mensagens satânicas, e foi dito que Stairway to Heaven era uma dessas músicas.


Em seu quarto álbum, conhecido como ZoSo um dos álbuns mais vendidos da história, o álbum tinha na capa 4 símbolos, um de cada integranteZoso

O álbum não tinha nome algo que chamou muita atenção logo ganhou o nome de ZoSo, nome que o dado símbolo da capa. 
"Nós decidimos que o álbum não poderia ser chamado de Led Zeppelin IV. Cada um de nós decidiu escolher um símbolo metafísico que nos representou individualmente."Robert Plant
O primeiro símbolo Zoso é o símbolo de Jimmy Page, ele é encontrado no livro Ars Magica Arteficii do alquimista Gerolamo Cardano e Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos do escritor Fred Gettings.

Zoso na realidade não é um nome e sim um símbolo usado para rituais do planeta Saturno.

A explicação pode ser por ele Capricorniano que tem como planeta regente Saturno. 
O segundo símbolo é o de John Paul Jones foi retirado de um livro de runas e é uma Triquetra.
O terceiro símbolo foi escolhido por John "Bonzo", o símbolo dele é parecido com o de John Paul, pois os 2 fazem partes rítmicas em conjunto devido ao estilo deles que tem um pouco de Blues, o símbolo de um é o do outro meio que invertido e parece ter sido retirado do mesmo livro, também dito em muitas fontes que era visto encontrado em um livro Rosa Cruz, porém é importante avisar que os 2 símbolos não são tão incomuns e podem ser encontrados em diversos outros livros.
Uma outra pista é que a carta do Hierophant no Tarot de Thoth segura um bastão que tem esse símbolo.

O símbolo também aparece na cerveja Ballantine, a preferida dele, o simbolo foi usado na cerveja devido ao "Anel Borromel" que era o brasão de uma família italiana, o símbolo era conhecido por representar 3 laços entrelaçados entre si e caso um deles fosse desfeito os outros 2 também seriam desfeitos, ou seja os 3 deveriam estar unidos, a ideia foi usando representando uma qualidade da cerveja: Pureza, Consistência e Sabor.
Esse tipo de símbolo geralmente representa coisas como a trindade.
O quarto e último é o símbolo de Robert Plant, é a pena ou pluma da deusa egípcia conhecida como Ma'at, Maet ou Maat, ela é a deusa da justiça e equilíbrio e usa a pena na sua cabeça.
Os egípcios acreditavam que a deusa da justiça pesava os corações dos mortos em uma balança, em um prato o coração do morto retirado por Anúbis e no outro a pena, a passagem da pessoa para um local bom ou ruim dependia do peso do seu coração, se fosse mais pesado que a pena um local ruim e se fosse mais leve um bom.
Plant disse que esse é um símbolo da civilização Mu, que existiu a 14 mil anos.


Na parte de dentro do álbum temos um velho com capa, ele se apoia em um bastão amarelo e segura uma
lanterna, dentro da lanterna existe uma estrela de 6 pontas ou hexagrama. 
Muita gente confundiu e confunde essa figura com o Gandalf, na realidade essa é a figura do Eremita ou Ermitão, é o 9º Arcano maior do Tarot.

Essa carta simboliza o estudo, a sabedoria, o auto conhecimento e a iluminação.
Na versão em CD a imagem aparece na parte de trás da capa.