Não é de hoje que a prática de baixar músicas na internet (download) se tornou comum. Já há algum tempo que as pessoas cada vez mais baixam suas músicas e discos favoritos colocando em aparelhos de mp3, ipod entre tantos outros. A principio havia uma certa resistência por parte de artista com relação a essas mídias, mas aos poucos eles foram aderindo a essa prática, disponibilizando músicas e até mesmo discos completos em sites de compartilhamento de músicas e em seu próprio site.
Um ponto que acaba se tornando polemico com relação a estar disponibilizando seu trabalho na rede, é quanto as pessoas não pagarem para ter o material, muitos artistas, principalmente empresários de grandes gravadoras são contra, pois o público acaba adquirindo a música sem pagar nada. Por outro lado tem vários artistas que são a favor e até lançam seus trabalhos dessa forma abrindo mão do disco físico. Um dos casos mais recentes foi da banda Coldplay que disponibilizou seu disco inteiro na integra para download, com o fã decidindo o quanto queria pagar por cada música.
Tla prática tornou-se comum entre artistas independentes, que não trabalham com uma grande gravadora, pois facilita e muito a divulgação de seu trabalho.No Brasil dois casos recentes de bandas que liberaram seus trabalhos na integra para o público, sem terem que pagar um centavo foram as bandas paulistas de heavy metal, Wizards e Fates Prophecy. A primeira liberou seu último disco The black Knight lançado em 2010 em seu site para download, já a Fates Prophecy lançou em janeiro último seu mais recente disco The cradle of life e disponibilizou totalmente para download em um site de compartilhamento de músicas, ambos não foram lançados de forma física e nem tem previsões disso, mesmo tendo um público fiel, acostumado a comprar discos como são os públicos de heavy metal as bandas não tem intenção de lançar seus respectivos trabalhos em cd, como já foi dito pelo vocalista Christian Passos da banda Wizards e Paulo Almeida guitarrista da Fates Prophecy, esse último disse que a opção por lançar o trabalho dessa forma é que não seria viavel para a banda gastar dinheiro com a prensagem do disco e o público não comprar, mesmo tendo o vocalista Ricardo Peres sendo a favor do lançamento do disco.
Seja por download ou com o disco físico a arte é o que deve ser valorizada, não sabemos até quando será viavel a um artista lançar seu trabalho em cd, nem sabemos se um dia o cd irá acabar, afinal os LP's continuam ai, qual será o destino dos cds e dos downloads só o futuro irá dizer, até lá vamos apreciar a arte independente da forma que for produzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário