sábado, 27 de abril de 2013

The Voice of Metal Brasil: Renato Tribuzy

Renato Tribuzy começou sua carreira aos 12 anos de idade com uma banda cover de Iron Maiden. Quatro anos depois, ele junto com alguns amigos começaram uma nova banda com composições próprias, chamada Horizon. A banda era muito conhecida no cenário underground carioca, contando com uma verdadeira legião de fãs. Eles foram a primeira banda de heavy metal na cidade do Rio de Janeiro a receber apoio de uma pequena gravadora local. O último show da banda foi bastante marcado, fazendo deles a primeira banda a levar mais de 1.200 fãs ao Circo Voador em 1994. Mais tarde, em 1997, Renato começou um novo trabalho, Thoten.
No mesmo ano a banda lançou uma demo intitulada "Belief of a new world". Essa demo foi muito bem recebida pelo público, o que rendeu ao grupo um convite para abrir o show do Savatage na cidade do Rio de Janeiro. Em 2001 a banda lança seu primeiro álbum, chamado "Beyond tomorrow", que no ano seguinte ao lançamento, foi licenciado no México, América do Sul, Europa e Taiwan. O álbum foi produzido por Kiko Loureiro, guitarrista da banda Angra e amigo de Renato desde os tempos de Horizon.
Logo o Thoten estava excursionando pela Europa e na América do Sul, tocando nas melhores rádios e pubs europeus. Em sua turnê participaram de alguns festivais como a quarta edição do Aglutination Festival em Chiaromonte (Itália), como choreadline, Lima Metal Fest II, como headline.
A turnê passou pelos seguintes países: Suécia, Dinamarca, Itália, Noruega, Finlandia, Peru e Brasil. Após sua saída do Thoten, Renato juntou-se a novos companheiros: Flávio Pascarillo (bateria), Ivan Guilhon (baixo), Fran Schieber (guitarra), Gustavo Silveira (guitarra) e dedicou todo o seu tempo a algumas de suas composições ainda não terminadas, e decidiu cair de cabeça em seu novo trabalho, Execution.
Um verdadeiro "time dos sonhos"do heavy metal, acompanha Renato na próxima etapa de sua carreira: Bruce Dickinson, Michael Kiske, Ralf Scheepers, Mat Sinner, Chris Dale, Roy Z., Roland Grapow, Kiko Loureiro.
Renato Tribuzy reuniu os melhores os melhores músicos do cenário heavy metal mundial em um único álbum, "Execution". Uma experiência sonora, um trabalho que mistura grandes composições com a força e o talento dos músicos mais respeitados da cena internacional. Com nove canções escritas por Tribuzy e um cover de "Nature of evil", da banda alemã Sinner, o álbum deixa sua marca na história do heavy metal mundial. A produção foi feita por Renato Tribuzy, com a ajuda de alguns dos mais experientes produtores do estilo, como:
Achim Koehler: que trabalhou com bandas como Helloween, Primal Fear, Sinner e outras.
Roy Z.: que produziu bandas como Helloween, Rob Halford, Judas Priest e tem trabalhado por anos com a banda de Bruce Dickinson.
Dennis Ward: que produziu bandas como Angra e D.C. Cooper.
"Execution" foi a primeira obra da nova banda de Renato, que leva seu nome, Tribuzy. Desde seu lançamento, o álbum vem sendo destaque em todos os principais territórios do mundo como: E.U.A., Alemanha, Reino Unido, Japão, Brasil, Argentina, México, Rússia, Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, Ásia e muitos outros.
Após o sucesso inicial do álbum, decidiu-se fazer alguns concertos pelo Brasil que contaria com a participação de todos os artistas envolvidos no projeto. Esta era uma tarefa muito difícil, conseguir juntar todos em uma única semana levando em conta, todas as programações diferentes dos artistas. Mas finalmente em novembro de 2005, um outro sonho vira realidade, e a formação quase completa do álbum apareceu junta nos palcos para três apresentações e para a gravação de um dvd. Tribuzy é o primeiro músico brasileiro de heavy metal a trabalhar com um grupo tão famoso, e o primeiro a reunir tantos astros no mesmo evento, uma façanha nunca antes ocorrida no mundo.
O dvd traz nove canções de Tribuzy e três covers, incluindo uma grande jam com todos os músicos reunidos tocando a canção "Tush", da banda norte americana ZZ Top. Além do bônus que inclui um "Making off" com ensaios, entrevistas entre outras coisas. O dvd foi gravado durante quatro dias no Brasil e recebeu cobertura da imprensa mundial. Sendo assim um dos "up-comings releases" mais esperados para a indústria do heave metal em 2006.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

The voice of Metal Brasil: Edu Falaschi

Eduardo Vasconcellos Falaschi, conhecido mundialmente como Edu Falaschi, nasceu em São Paulo, em 18 de maio de 1972. Desde sua infância mantinha contato com a música, aos 14 anos ganhou seu primeiro violão. Edu chegou a tocar bateria em uma banda de blues durante a adolescencia, depois tocou baixo e guitarra em bandas covers da Baixada Santista.
No segundo semestre de 1989, participou do festival F.I.C.O., promovido pelo colégio objetivo, como vocalista, junto a alguns amigos de colégio, que lhes renderam um terceiro lugar, logo após alguns membros decidiram fazer músicas próprias, com isto, surgiu a banda Mitrium.
 Foi no ano de 1990 com o nascimento da banda Mitrium que Edu começou sua carreira como músico profissional, registrando uma demo em 1992, com quatro músicas, todas de autoria do cantor, que iniciava também sua carreira como compositor.
No ano de 1993 a banda participa de um split-LP chamado "Eyes of time", que recebeu ótimas críticas da mídia especializada, proporcionando à banda o status de uma das melhores bandas de heavy metal de São Paulo.
Com a crescente popularidade da banda, rendeu ao vocalista a participação no concurso para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden, além de diversas aparições em programas de tv da globo, sbt,mtv e na rádio 97 FM, logo Edu deixa a banda para se dedicar aos estudos da faculdade.
No ano de 1998 foi convidado pela banda de seu Symbols of Time para ser produtor de seu primeiro álbum de estúdio. Acabou recebendo o convite para ser vocalista e membro fixo da banda, passando a dividir os vocais com seu irmão Tito Falaschi (baixista). Ainda no ano de 1998, ele se envolveu em outro grande trabalho, arranjando, produzindo e gravando os vocais do cd "Ordinary existence" da banda Venus. Nesse ano é lançado o debut de sua banda, agora com o nome reduzido a Symbols. Eleita banda revelação de 1998 nas principais publicações de música pesada do país, a banda passa a ter grande visibilidade por todo Brasil, consolidando-se no inicio de 2000, com o lançamento de seu segundo disco "Call to the End", que vou bem recebido não somente no Brasil mas no exterior também.
No mês de junho do mesmo ano, a banda Angra procurava por um novo vocalista, e Edu já era cotado como o mais provável novo vocalista da banda. Fato esse que seria confirmado meses depois, quando Edu recebeu a notícia de que seria o novo vocalista do Angra, o que dificultou sua permanência na banda Symbols.
Fez sua estréia na banda em 2001 com o lançamento do cd "Rebirth". tendo seu talente reconhecido ao redor do mundo. Recebendo disco de ouro no Brasil, com 40 dias de seu lançamento e sendo eleito o 3° melhor cantor do mundo, pela revista japonesa Burn!
Seguido ao lançamento do cd, fez uma extensa turnê durante os anos de 2001 e 2002, indo até o inicio de 2003, nesse meio tempo lançou ainda com a banda o EP "Hunters and Prey" e o cd/dvd "Rebirth World Tour - Live in São Paulo".
Com o Angra Edu ainda lançou outros grandes cds, tais como, Temple of Shdows (2004), com os convidados Kai Hansen (Gamma Ray, ex- Helloween), Hansi Kursch (Blind Guardian), Sabine Eldesbacher (Edenbridge), além do cantor popular brasileiro Milton Nascimento, Aurora Consurgens (2006) e Aqua (2010). Além de ter feito diversas turnês, tocando ao lado de grandes bandas como, Saxon, Iron Maiden, Dream Theater, Blind Guardian, Whitesnake e Motörhead. Em 2005 Edu é eleito o 2° melhor vocalista do mundo.
Em dezembro de 2005 o cantor dá inicio a gravação de seu primeiro cd solo, intitulado "Almah", o álbum foi lançado em julho de 2006 e contou com a ajuda de grandes músicos como Casey Grillo (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), Lauri Porra (Stratovarius), Edu Ardanuy (Dr. Sin).
Com a paralização do Angra após a turnê de Aurora Consurgens, o projeto solo de Edu ganha corpo de banda, contando com integrantes fixos, com seu parceiro de Angra Felipe Andreoli (bx), Marcelo Moreira (bt), Paulo Schroeber (g) e Marcelo Barbosa (g), essa formação lançaria os dois próximos discos da banda "Fragile equality" (2008) e "Motion" (2011), então o vocalista leva sua banda Almah em pararelo ao Angra. Com o lançamento do disco "Aqua" do Angra, em 2010, a banda parte para uma turnê extensa, terminando na quarta edição do festival Rock in Rio, onde a banda fez um show com a participação da cantora Tarja Turunen (ex- Nightwish).
No inicio de 2012 o vocalista resolve se afastar da música, para tratar de problemas com sua voz, além de problemas de refluxo que vinha prejudicando seu desempenho como cantor. Em 24, de maio de 2012, Edu pegou seus fãs e do Angra de surpresa, com sua saída da banda, sem explicar os motivos. dizendo apenas que iria dedicar-se à sua banda Almah e sua carreira como produtor.
Atualmente Edu vem trabalhando no novo trabalho de sua banda, que hoje conta com Marcelo Moreira (bt), Marcelo Barbosa (g), além dos novatos Gustavo Di Pádua (g) e Raphael Dafras (bx).





domingo, 21 de abril de 2013

The Voice of Metal Brasil: Andre Matos

Andre Coelho Matos, nasceu em São Paulo, em 14 de setembro de 1971, é considerado um dos maiores cantores de heavy metal do mundo, reconhecido mundialmente. Formou-e cantor, cantor, compositor, regente e pianista. Sua carreira começou no ano de 1985 quando entrou para a novata banda Viper, formada por garotos entre 13 e 15 anos, com a proposta de tocar heavy metal com influencias em Iron Maiden e Judas Priest. Permaneceu na banda até 1990 lançando uma demo e dois álbuns, Soldiers of surise (1987) e Theatre of fate (1989), resolveu deixar a banda para concluir seus estudos na faculdade.
 Em 1991 formou a banda Angra, que logo em seu primeiro lançamento Angels cry (1993), conseguiu sucesso na Europa, principalmente na Fança e no Japão. Com a banda Angra fez diversas turnês mundias, tocando nos maiores festivais de rock pesado como, Wacken Open Air, Dynamo Open Air, Gods of Metal, além da edição brasileira do festival Monsters of Rock. Permaneceu na banda até 2000, quando a deixou junto com outros dois músicos, devido a divergencias como o então empresário da banda e os dois guitarristas. Junto com seus ex- companheiros de Angra, deu inicio no ano de 2000 na banda Shaman, com a qual lançou dois álbuns de estúdio, além de um cd/ dvd ao vivo, deixando a banda em 2006, começando nesse mesmo ano sua banda solo.
 Andre Matos participou de outros projetos como Virgo, junto do guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth, com quem lançou um disco em 2000, encenou a opera rock do The Who Tommy no ano de 2006, ainda formou a banda Symfonia junto de outros grandes músicos do heavy metal mundial. A lista de bandas com quem gravou é imensa, entre os quais o projeto de Tobias Sammet Avantasia, com quem participou de uma turnê em 2008.
No ano de 2012 fez uma turnê de reunião com o Viper, e atualmente vem divulgando seu último álbum The turn pf the light (2012) e fazendo uma turnê em comemoração aos vinte anos de Angels cry (1993) do Angra, tocando-o na integra.

Modernismo brasileiro

O Modernismo foi um movimento intelectual, cultural, literário e artístico, que ocorreu no Brasil nos anos de 1920. Seu inicio foi marcado com a Semana de Arte Moderna, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo em 1922, na capital paulista.
Entre seus principais representantes estavam, Anita Mafalti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Emiliano Di Cavalcanti entre outros. Nesse período também é publicado Casa - grande & senzala (1933) do sociólogo Gilberto Freyre e Raízes do Brasil (1936) do historiador Sérgio Buarque de Holanda. Buscando reelaborar as culturas vindas do exterior e valorizar a cultura popular eram algumas de suas principais ideias.
As obras desses intelectuais expressam o esforço de pensar o país a partir do que ele é, ou seja, "brasileirar o Brasil", na feliz expressão de Mário de Andrade.

Menino com lagartixa, de Lasar Segall, 1924.


 Batizado de Macunaíma,de Tarsila do Amaral, 1956.

Pescadores, de Emiliano di Cavalcanti, 1951.

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933.

Outro fato que marcou esse período foi a fundaçao do PCB (Partido Comunista Brasileiro), no ano de 1922.

Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

domingo, 14 de abril de 2013

Operas Metal

Algumas das principais óperas metal
Avantasia, liderada pelo vocalista do Edguy Tobias Sammet, já contou com grandes nomes do heavy metal como Michael Kiske, Andre Matos, Kai Hansen, Klaus Meine, Timo Tolkki, Jorn Lande, Russel Allen, Joe Lynn Turner, Tim Ripper Owens, Bob Catley, Rob Rock, David DeFeis, Amanda Somerville, Eric Singer, Eric Martin, Oliver Hartmann, Alice Cooper, Bruce Kulick, Rudolf Schenker, Alex Holzwarth, Sascha Paeth, Markus Grosskopf, Biff Byford, Roy Khan, Jon Oliva entre outros.

Ayreon, liderada pelo guitarrista holandes Arjen Lucassen, já contou com nomes consagrados do heavy metal como Bruce Dickinson, Andi Deris, Anneke van Giersbergen, Bob Catley, Damian Wilson, Daniel Gildenlöw, Devin Townsend, Fabio Lione, Fish, Floor Jansen, Gary Hughes, Hansi Kursch, Ian Perry, James LaBrie, Jorn Lande, Jonas Renkse, Lana Lane, Mikael Akerfeldt, Mike Baker, Neal Morse, Ralf Scheepers, Russel Allen, Sharon den Adel, Simone Simons, Steve Lee, Timo Kotipelto, Tobias Sammet, Tom S. Englund, Michael Romeo, Derek Sherinian, Ken Hesley entre outros.

Genius, liderada pelo guitarrista italiano Daniele Liverani e contou com Mark Boals, Lana Lane, Daniel Gildenlöw, Chris Boltendahl, Steve Walsh, Jonh Wetton, Oliver Hartmann, Midnight, Russel Allen, Edu Falaschi, Roberto Tiranti, Eric Martin, Johnny Gioeli, Liv Kristine, Jorn Lande, DC Cooper, entre outros.


A opera metal brasileira Soulspell, liderada pelo baterista Heleno Vale, conta com vários músicos da cena brasuca e internacional, tais como Alex Voorhees, Blaze Bayley, Bruno Maia, Carlos Zema, Christian Passos, Daisa Munhoz, Dan Rubin,, German Pascual, Gui Antonioli, Iuri Sanson, Jefferson Albert, Jon Oliva, Leandro Caçoilo, Mário Linhares, Mário Pastore, Maurício Del Bianco, Nando Fernandes, Rafael Gubert, Raphael Dantas, Renato Tribuzy, Tim Ripper Owens, Tito Falaschi, Zak Stevens, Edu Falaschi, Roland Grapow, Fernando Giovanetti, José Cardillo, entre outros músicos.


Revival dos anos 80 no Metal

Nos últimos anos temos visto um grande revival dentro da cena heavy metal mundial, bandas principalmente da década de 80 voltando a ativa, algumas com suas formações clássicas. Um desses retornos mais recentes foi da banda Dark Angel, um dos percursores do Thrash Metal Bay Area que havia interrompido as atividades nos anos 90, retornou nos anos 2000 com discos novos e fazendo muito shows. Outras que também retornaram foram, Sacred Reich, Metal Church, Shotgun, entre outras.
No Brasil isso também vem acontecendo.  Grandes nomes da música pesada brasuca vem retomando suas atividades nos últimos anos. Bandas como Dorsal Atlântica, Taurus, Metalmorphose, Salário Mínimo, Attomica, Anthares, Panzer (essa da década de 90), além da reunião da banda Viper com o vocalista Andre  Matos.

A volta do som pesado da década de 80 não vem ocorrendo somente com a volta desses medalhões aos palcos, vem ocorrendo também com a nova geração. Novas bandas surgem no mundo inteiro referenciando os grandes nomes do metal oitentista.
Uma das que vem ganhando um nome forte no mundo inteiro é a estadunidense Municipal Waste, que faz um thrash metal bem oitentista 'old school', outros nomes que vem fazendo um som tendo a década de 80 como referencia são Bonded by Blood, a banda de hard rock Crashdïet, os thrasheres Warbringers, os suécos do Enforcer, as canadenses Cauldron e Skull Fist entre outras.
Os latinos também vem referenciando a década de 80. Cada vez mais bandas surgem no continente fazendo um som oitentista alguns nomes como os colombianos do Revenge, entre outras, ainda podemos sitar o vocal da banda brasileira Dominus Praelii, Jorge Bermudez, colombiano.
No Brasil são inúmeras bandas novas fazendo um som anos 80, só para citar algumas, temos as de thrash metal Bywar, Violator, Nervosa, Selvageria, Blasthrash, Kremate, Jack Devil, Madhouser, Nuclear Decimation etc., as de heavy metal tradicional Prellude, Symptomen, Comando Nuclear, Shockbreaker, Denim & Leather etc., as de power metal Power Vision, Brave, etc., as de hard rock Crossrock, Slippery, etc. 
Pois bem, o tempo vem provando que a década de 80 foi mesmo a melhor em termos de música pesada, heavy metal mais precisamente, com grandes bandas retornando a ativa, além da nova geração fazendo um som bem similar ao da década. Vamos ver até quando essa onda irá durar, e se durar muito tempo, será muito bom para a nossa sorte.