quinta-feira, 25 de abril de 2013

The voice of Metal Brasil: Edu Falaschi

Eduardo Vasconcellos Falaschi, conhecido mundialmente como Edu Falaschi, nasceu em São Paulo, em 18 de maio de 1972. Desde sua infância mantinha contato com a música, aos 14 anos ganhou seu primeiro violão. Edu chegou a tocar bateria em uma banda de blues durante a adolescencia, depois tocou baixo e guitarra em bandas covers da Baixada Santista.
No segundo semestre de 1989, participou do festival F.I.C.O., promovido pelo colégio objetivo, como vocalista, junto a alguns amigos de colégio, que lhes renderam um terceiro lugar, logo após alguns membros decidiram fazer músicas próprias, com isto, surgiu a banda Mitrium.
 Foi no ano de 1990 com o nascimento da banda Mitrium que Edu começou sua carreira como músico profissional, registrando uma demo em 1992, com quatro músicas, todas de autoria do cantor, que iniciava também sua carreira como compositor.
No ano de 1993 a banda participa de um split-LP chamado "Eyes of time", que recebeu ótimas críticas da mídia especializada, proporcionando à banda o status de uma das melhores bandas de heavy metal de São Paulo.
Com a crescente popularidade da banda, rendeu ao vocalista a participação no concurso para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden, além de diversas aparições em programas de tv da globo, sbt,mtv e na rádio 97 FM, logo Edu deixa a banda para se dedicar aos estudos da faculdade.
No ano de 1998 foi convidado pela banda de seu Symbols of Time para ser produtor de seu primeiro álbum de estúdio. Acabou recebendo o convite para ser vocalista e membro fixo da banda, passando a dividir os vocais com seu irmão Tito Falaschi (baixista). Ainda no ano de 1998, ele se envolveu em outro grande trabalho, arranjando, produzindo e gravando os vocais do cd "Ordinary existence" da banda Venus. Nesse ano é lançado o debut de sua banda, agora com o nome reduzido a Symbols. Eleita banda revelação de 1998 nas principais publicações de música pesada do país, a banda passa a ter grande visibilidade por todo Brasil, consolidando-se no inicio de 2000, com o lançamento de seu segundo disco "Call to the End", que vou bem recebido não somente no Brasil mas no exterior também.
No mês de junho do mesmo ano, a banda Angra procurava por um novo vocalista, e Edu já era cotado como o mais provável novo vocalista da banda. Fato esse que seria confirmado meses depois, quando Edu recebeu a notícia de que seria o novo vocalista do Angra, o que dificultou sua permanência na banda Symbols.
Fez sua estréia na banda em 2001 com o lançamento do cd "Rebirth". tendo seu talente reconhecido ao redor do mundo. Recebendo disco de ouro no Brasil, com 40 dias de seu lançamento e sendo eleito o 3° melhor cantor do mundo, pela revista japonesa Burn!
Seguido ao lançamento do cd, fez uma extensa turnê durante os anos de 2001 e 2002, indo até o inicio de 2003, nesse meio tempo lançou ainda com a banda o EP "Hunters and Prey" e o cd/dvd "Rebirth World Tour - Live in São Paulo".
Com o Angra Edu ainda lançou outros grandes cds, tais como, Temple of Shdows (2004), com os convidados Kai Hansen (Gamma Ray, ex- Helloween), Hansi Kursch (Blind Guardian), Sabine Eldesbacher (Edenbridge), além do cantor popular brasileiro Milton Nascimento, Aurora Consurgens (2006) e Aqua (2010). Além de ter feito diversas turnês, tocando ao lado de grandes bandas como, Saxon, Iron Maiden, Dream Theater, Blind Guardian, Whitesnake e Motörhead. Em 2005 Edu é eleito o 2° melhor vocalista do mundo.
Em dezembro de 2005 o cantor dá inicio a gravação de seu primeiro cd solo, intitulado "Almah", o álbum foi lançado em julho de 2006 e contou com a ajuda de grandes músicos como Casey Grillo (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), Lauri Porra (Stratovarius), Edu Ardanuy (Dr. Sin).
Com a paralização do Angra após a turnê de Aurora Consurgens, o projeto solo de Edu ganha corpo de banda, contando com integrantes fixos, com seu parceiro de Angra Felipe Andreoli (bx), Marcelo Moreira (bt), Paulo Schroeber (g) e Marcelo Barbosa (g), essa formação lançaria os dois próximos discos da banda "Fragile equality" (2008) e "Motion" (2011), então o vocalista leva sua banda Almah em pararelo ao Angra. Com o lançamento do disco "Aqua" do Angra, em 2010, a banda parte para uma turnê extensa, terminando na quarta edição do festival Rock in Rio, onde a banda fez um show com a participação da cantora Tarja Turunen (ex- Nightwish).
No inicio de 2012 o vocalista resolve se afastar da música, para tratar de problemas com sua voz, além de problemas de refluxo que vinha prejudicando seu desempenho como cantor. Em 24, de maio de 2012, Edu pegou seus fãs e do Angra de surpresa, com sua saída da banda, sem explicar os motivos. dizendo apenas que iria dedicar-se à sua banda Almah e sua carreira como produtor.
Atualmente Edu vem trabalhando no novo trabalho de sua banda, que hoje conta com Marcelo Moreira (bt), Marcelo Barbosa (g), além dos novatos Gustavo Di Pádua (g) e Raphael Dafras (bx).





Nenhum comentário:

Postar um comentário