terça-feira, 29 de outubro de 2013

Eu apoio o Metal Nacional

A partir desse mês de outubro vou postar uma vez por mês o video de uma banda nacional dando apoio a banda e a nossa cena.
A primeira banda será do Nordeste, Ceará mais precisamente.

Siege of Hate de Fortaleza/ CE
Grindcore/ Death Metal

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Opera Rock/ Metal

Ultimamente vem tornando-se comum dentro do rock e do heavy metal principalmente projetos de operas. Mas o que seria uma opera rock/ metal?
Ópera Rock/ Metal é uma obra que apresenta uma narrativa contada em diversas canções, como se fosse uma ópera. Uma ópera rock/ metal difere-se de um álbum convencional por via de regra trazer canções unificadas por um tema, enrredo ou narrativa em comum, contando uma história com principio, meio e fim. Ela pode ou não ser apresentada de forma teatral. A ópera rock/ metal difere-se de um álbum conceitual, pois esse apresenta simplesmente um tema especifico e não um enrredo como a ópera.
Não se sabe ao certo a origem da ópera rock/ metal, embora o termo tenha sido empregado pela primeira vez pelo The Who em 1966. No ano de 1967 o grupo Nirvana lançou o álbum The story of Simon Simopath, um dos primeiros a englobar um enrredo. Em 1968 o Pretty Things lança S.F. Sorrow, cuja a personagem principal era Sebastian F. Sorrow.
No ano de 1969 o The Who lançaria a primeira grande ópera rock Tommy, um enorme sucesso de vendas, que contava a história de um garoto cego campeão de fliperama. No mesmo ano o The Kinks lança sua ópera rock intitulada Arthur (Or the decline and fall of the British Empire). Tomm influenciou diversos artistas, entre os quais Andrew Lloyd Webber, que em parceria com o letrista Tim Rice, compês Jesus Christ Superstar, gravado e lançado em 1970. O trabalho foi um sucesso de vendas, sendo encenado no ano seguinte e, depois alcançando grande exito na Broadway.
Outros álbuns de ópera rock que foram lançados nos anos 70 e tiveram enorme sucesso foram, The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, lançado em 1973 por David Bowie, Quadrophenia também de 1973, lançado pelo The Who, ainda nesse mesmo ano Lou Reed lança Berlin. Já no ano de 1974 foi a vez do Genesis e o seu The lamb lies down on Broadway. Em 1979 o Pink Floyd lança The Wall, um dos maiores sucesso de vendas da banda, no mesmo ano Frank Zappa lança Joe's garage.
Nos anos 2000 teve início uma onda de projetos de ópera metal, um de maior sucesso no mundo todo é o Avantasia, encabeçado pelo vocalista da banda alemã Edguy Tobias Sammet, outra de grande destaque é o Ayreon liderado pelo guitarrista Arjen Lucassen. Outros projetos interessantes são Aina, Genius, Mayan voltado ao Death Metal, a mais recente Timo Tolkki's Avalon do guitarrista finlandês Timo Tolkki. No Brasil os destaques são Soulspell, Last Desires, Vitam Revocare e Onix.
Ainda podemos citar alguns álbuns de ópera metal como, Streets: A Rock Opera do Savatage, A night at the opera do Blind Guardian e Ghost Opera do Kamelot entre outros.

Resenha: Hibria - Silent Revenge

Depois do sucesso de Blind Ride (2011) e do dvd Blinded by Tokyo: Live in Japan - 2012 (2012), a banda gaúcha Hibria lança outro pertado, seu mais novo cd de estúdio Silent Revenge (2013), o melhor até o momento de sua carreira.
Lançado no mercado brasileiro pelo selo Voice Music de Silvio Golfetti o ábum abre com uma paulada logo de cara, a faixa título que trouxe a participação de André Meyer vocalista da também gaúcha Distraught, seguida pela Lonely Fight, com uma grande interpretação de Iuri Sanson, outras faixas de destaque do disco são, Walking to death, The scream of an angel e Silence will make you suffer, está última também com a participação de André em um belo dueto com o Iuri.O Hibria nesse novo trabalho mostra influências variadas, algo como uma evolução do que foi iniciado em Blind Ride, com um peso extra nas composições, algo de Pantera e Machine Head.
A banda toda fez um grande trabalho nesse álbum, com todos os instrumentos nítidos, Renato Osório (Fighterlord, ex Scelerata) fez sua estréia em estúdio com a banda formando uma excelente dupla ao lado de Abel Camargo, no baixo o competente Benhur Lima mostrando suas habilidades já na abertura com Silent revenge, Eduardo Baldo um dos melhores bateras do Brasil dá o peso para o som da banda e o já citado Iuri Sanson, que vem evoluindo a cada álbum da banda, sendo reconhecido até por músicos experientes como os do Loudness. 
Logo nos primeiros meses do lançamento a banda já conseguiu reviews excelentes, provando que a banda  atualmente é uma das mais sólidas do gênero e que o álbum certamente será um dos melhores do ano. A versão japonesa traz Bleeding on my regrets como bonus. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os melhores vocalistas de heavy metal do Brasil





  

Toda lista é sempre polemica, essa não será diferente. Tomei a liberdade de listar os que para mim são os 10 melhores vocalistas de Power/ Heavy Tradicional do Brasil.
1° Andre Matos - Nascido em São Paulo/ SP, Andre começou cedo sua carreira aos 13 anos de idade com a banda Viper, no ano de 1987 gravou seu primeiro LP com a banda intitulado Soldiers of Sunrise. Andre permaneceu na banda até 1990, quando a deixou para concluir seus estudos na faculdade de música.
Tornou-se um grande vocalista, compositor, além de maestro e regente. Nos anos 90 alcançou grande sucesso com a banda Angra, uma das maiores de heavy metal do Brasil. Nessa época Andre tornou-se influência para diversos vocalistas não só no Brasil como no mundo todo, caras como Tobias Sammet (Edguy e Avantasia) sempre assumiu ser influenciado pelo vocalista, convidando-o inclusive para seu projeto de opera metal Avantasia.
Atualmente Andre segui carreira com sua banda Andre Matos, além de reunião com o Viper.
Bandas da qual fez ou faz parte: Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia, Andre Matos.
Participações: Avantasia, HDk, Nepal, Eyes of Shiva, Ridrigo Alves, Corciolli, Looking Glass Self, entre outros.
2° Edu Falaschi - Nascido em São Paulo, Edu começou sua carreira no início dos anos 90 com a banda Mitrium com a qual gravou um split-lp Eyes of time no ano de 1994, nessa época gravou a trilha sonora do desenho Cavaleiros do Zodiacos da edição brasileira.
Na segunda metade dos anos noventa foi convidado por seu irmão para integrar sua banda Symbols ao mesmo tempo que era vocalista da banda Venus. Nos anos 2000 foi convidado a substituir o Andre Matos no Angra onde permaneceu por 10 anos, conseguindo grande projeção internacional. Em 2006 de início ao projeto Almah, que hoje é sua banda e seu principal projeto.
Apesar das duras críticas que vem recebendo nos últimos tempos, Edu vem provando a cada lançamento que ainda é o grande cantor que gravou álbuns como o Rebirth do Angra
Bandas que fez ou faz parte: Mitrium, Venus, Symbols, Angra e Almah.
Participações: Genius, Scelerata, Rodrigo Alves, Soulspell A Metal Opera, entre outros.
3° Nando Fernandes - Nascido em Jerusalem, Nando começou sua carreira nos anos 80 com a banda Cavalo Vapor, desenvolveu seu estilo de cantar ao longo dos anos, influenciado por gente como Dio, Ian Gillan, John Forgety entre outras grandes vozes do rock dos anos 70.
Ao longo dos anos Nando passou por diversas bandas, tocando sempre na noite paulistana, tendo grande destaque com as bandas Rock in Trio e Rádio Show, além das bandas Shining Star e Hangar. Atualmente Nando atua com as bandas Forward, Rádio Show e Mr. Feeling, além de dar aulas de técnica de canto.
Bandas que fez ou faz parte: Cavalo Vapor, Shining Star, Hangar, Mr. Feeling, Forward e Rádio Show.
Participações: Lápide, Soulspell A Metal Opera.
4° Renato Tribuzy: Nascido no Rio de Janeiro/ RJ, Renato começou cedo a cantar, ainda aos 13 anos era vocalista de uma banda cover de Iron Maiden, tendo Bruce Dickinson como maior influência. Nos início dos anos 90 formou a banda Horizon, com a qual gravou uma demo.
Em 2005 com sua banda Tribuzy lançou um super disco, com vários convidados do porte de Bruce Dickinson, Michael kiske, Ralf Scheepers, Matt Sinner, Roy Z., Roland Grapow, o disco teve ótimas críticas.
Bandas que fez ou faz parte: Horizon, Thoten, Tribuzy.
Participações: Soulspell A Metal Opera, Dreadnox.
5° Mário Pastore - Nascido em São Caetano do Sul/ SP, Mário começou sua carreira no ano de 1987 com a banda Titânio, tocando um heavy metal tradicional com grande influência da cena inglesa. No início dos anos 90, Mário entro para a banda Acid Storm com a qual gravou seu primeiro lp Biotronic genesis de 1991, passou por outras bandas da cena paulista, conseguindo sempre grande destaque. Mário logo se tornou um grande professor, além de influência para novos vocalistas brasileiros. Atualmente vive uma ótima fase em sua carreira com sua banda Pastore.
Bandas da qual fez ou faz parte: Titânio, Acid Storm, Revenge, Social Fears, Tailgunners, Sacred Sinner, Delpht e Pastore.
Participações: Soulspell A Metal Opera, Seventh Seal.


6° Mário Linhares - Nascido em Brasília/ DF, Mário foi um dos vocalistas com maior destaque na cena heavy brasileira nos anos 90, quando fundou a banda Dark Avenger. No ano de 1995 fez sua estréia com um disco homônimo, conseguindo grande repercussão e ótimas críticas. Em 2004 deu um tempo com o Dark Avenger, começando um novo projeto, o Harllequin. A banda vem colhendo so frutos do lançamento do debut Hellakin riders de 2012, fazendo shows na Europa.
Bandas da qual fez ou faz parte: Khallice, Dark Avenger, Heaven's Guardian e Harllequin. 
Participações: Soulspell A Metal Opera, Seventh Seal, Heaven's Guardian.
7° Leandro Caçoilo - Nascido em São Paulo/ SP, Caçoilo começou a cantar ainda na adolescência. Sua primeira banda como músico proficional foi o Sacred Sinner, onde substitui o grande Mário Pastore. Em 2000 engreçou na banda Eterna, para dividir os vocais com Danilo Lopes, onde passou a ter um grande nome na cena brasileira, tornando-se referência para novos vocalistas.
Atualmente Leandro divide seu tempo como vocalistas das bandas Age One, Soulspell, Seventh Seal, a banda cover Hot Rocks e professor de técnica vocal.
Bandas da qual fez e faz parte: Sacred Sinner, Aquaria, Eterna, Redammen, Columbia Rock, Sancti, Age One, Seventh Seal.
Participações: Soulspell A Metal Opera, Mr. Ego, Vandroya, Ver's Over, Denison Fernandes.
8° Christian Passos - Nascido em São Paulo/ SP, Christian é membro fundador da banda Wizards, com a qual conseguiu grande destaque na cena em meados dos anos 90.


9° Iuri Sanson - Nascido em Porto Alegra/ RS, Iuri Sanson é fundador da banda Hibria, ao lado do guitarrista Abel Camargo. Após quase 20 anos de banda o Hibria vem conquistando cada vez mais sucesso fora do Brasil, principalmente no Japão.


10° Carlos Zema - Nascido em Goiânia/ GO, Zema começou sua carreira na banda Heaven's Guardian, nos anos 90. Atualmente mora nos Estados Unidos onde integrou a banda Outworld, hoje está na banda Immortal Guardian. Em 2007 formou a banda Vougan com ex integrantes da banda Dark Avenger.
Essa é a minha lista dos 10 melhores cantores de heavy metal do Brasil, muitos grandes cantores ficaram de fora, mesmo assim são grandes vocalistas, entre eles vale apena destacar:
Leandro Moreira (Burning in Hell), Gus Monsanto (Symbolica, outros), Humberto Sobrinho (Glory Opera, ex Hangar), Danilo Herbert (Mindflow), André Anheiser Ferrari (Mr. Ego, ex- Eyes of Shiva), Thiago Bianchi (Shaman), Alírio Neto (Khallice, Age of Artemis), Vitor Veiga (Aquaria), Luiz Syren (Syren), André Leite (Iahweh, ex Hangar), Gui Antoniolli (Tierramystica), Ricardo Peres (Fates Prophecy, ex Seventh Seal), Daniel Felipe (Lothlöryen), André Rima (After:Life), Bruno Maia (Tuatha de Danann, Kernunna), Dan Rubin (ex Magician) Carl Casagrande (Stormborn, ex Scelerata), Fabio Juan (Scelerata), Carlos Eduardo D'Ávila (Perpetual Dreams), Neno Fernando (Eterna, Abstract Shadows), Danilo Lopes (Ceremonya, ex Eterna), Rodrigo Grecco (Destra), Lean Van Rana (Sancti, Auryah, outros), Raphael Dantas (Caravellus), André França (Frozen Fire), Bil Martins (Hellish War), Ricardo Pigatto (ex Dominus Praelii), são apenas alguns dos vocalistas que temos na cena brasileira, que eu recomendo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Heavy Metal Nacional


Veja alguns videos de bandas de heavy metal brasileiras


Seventh Seal - King of Lies
Banda Seventh Seal, formada no ano de 1995 na cidade de Santo André em São Paulo, lançou dois discos e estão se preparando para lançar o terceiro de sua carreira, o primeiro com o grande vocalista Leandro Caçoilo. A atual formação conta com os guitarristas Tiago Claro e Thiago Oliveira, Roberto Moratti na bateria, Leandro Caçoilo voz e Victor Prospero no baixo.

Shadowside - Hideaway
Banda Shadowside, formada na cidade de Santos, litoral paulista no ano de 2001, vem tendo grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Excursionaram com o W.A.S.P., Helloween e Gamma Ray na recente turnê das bandas alemãs pela Europa. A banda já lançou três discos de grande sucesso. Atualmente conta com a vocalista Dani Nolden, Fabio Buitvidas na bateria, Raphael Mattos na guitarra e Fábio Carito no baixo.

Pastore - Brutal Storm
Banda paulistana Pastore, formada em 2007 na capital paulista, leva o nome do vocalista e fundador da banda Mario Pastore. Depois de dois discos lançados a banda prepara seu terceiro disco totalmente reformulado, contando apenas com o vocalista da formação original, hoje acompanhado de dois guitarristas Ricardo Baptista e Derli Pontes, Adriano Carvalho Diniz no baixo e Marcelo de Paiva na bateria.

Ancesttral - Bloodshed and Violence
Banda Ancesttral, formada em 2003 na capital paulista, apresenta um thrash metal nervoso, com influências dos anos 80 e um pouco de modernidade, depois de um disco e dois EP's a banda se prepara para lançar o seu segundo full lenght. Atualmente formada por Renato Canonico no baixo, Leonardo Brito na guitarra, Alexandre Grunheidt voz e guitarra e Rodrigo Oliveita na bateria.

Distraught - Justice done by betrayers
Distraught, banda gaúcha de thrash metal formada em 1990, em Porto Alegre, já lançou diversos discos, demos, o mais recente é The Human Negligence is Repugnant, lançado no ano de 2012. A banda já vem acumulando grande experiência. A atual formação da banda conta com o André Meyer na voz, único na banda desde o início, Ricardo Silveira na guitarra, Nelson Casagrande no baixo, Dionatan Britto na bateria e o recem chegado guitarrista Everton Acosta.

Hibria - Silent Revenge
O Hibria é uma das bandas brasileiras que mais vem crescendo no exterior ultimamente, formada no ano de 1996, na capital gaúcha. Acaba de lançar seu quarto disco de estúdio Silent Revenge, além de ter lançado no ano passado seu primeiro DVD, gravado ao vivo no Japão. Atualmente a banda conta Iuri Sanson voz, Abel Camargo guitarra, ambos desde a formação da banda, Eduardo Baldo na bateria, Benhur Lima no baixo e Renato Osório na guitarra.

Harllequin - Archangel asylum
Banda Harllequin, formação no ano de 2005 no Distrito Federal, pelo vocalista da banda Dark Avenger, Mário Linhares. Depois de alguns lançamentos em EP, a banda lançou em 2012 seu primeiro disco de estúdio, com grande aceitação, fazendo uma tour pela Europa. A formação atual da banda conta além do Mário Linhares na voz, com os guitarristas Ian Bemolator e Jeff Castro, Guilherme Maciel no baixo e Victor Del Duca na bateria.

Voodoopriest - Juggernaut
Após sua saida do Torture Squad, Vitor Rodrigues formou a banda Voodoopriest e vem preparando seu disco de estréia. A banda é formada por Vitor Rodriguês na voz, Bruno Pompeo no baixo, Edu Nicolini na bateria e os guitarristas Renato de Luccas e César Covero.

sábado, 1 de junho de 2013

Power Metal

 Power Metal, também conhecido como Heavy Metal Melódico é um dos diversos gêneros do Heavy Metal. Não se tem uma origem certa, alguns atribuem ao Helloween o título de primeira banda de Power Metal, mas antes deles já haviam registros de outras bandas como Savatage e Manowar, que também praticam esse estilo, além da banda brasileira Viper. 
As bandas de Power Metal trazem em seu som heranças do Speed Metal, Heavy Metal e uma forte influência da música clássica erudita. O surgimento do estilo se deu entre os fins da década de 70 e princípios da década seguinte, tendo como princípais representantes os já citados Savatage, Manowar e Helloween, além de Virgin Steele, Blind Guardian e Heavens Gate, esses dois últimos da Alemanh. Inclusive o país europeu é um dos berços do estilo no mundo, de onde surgiu diversas bandas, tais como, Helloween, Blind Guardian, Heavens Gate, Gamma Ray,  Primal Fear, Freedom Call, Edguy, entre muitas outras.
 Na década de 90 o estilo espalhou-se por outros países como Suécia, de onde vem o HammerFall, Estados Unidos onde já haviam as bandas Savatage, Manowar, Virgin Steele e na década de 90 surgiu as bandas Symphony X, Kamelot, Iced Earth, Dream Theater, essa mais Prog Metal, entre diversas bandas. Outros países que passaram a ter tradição no estilo foram a Itália e a Finlandia.
 Na Itália temos como principal representante a banda Rhapsody of Fire, além das bandas Labÿrinth, Time Machine, Secret Sphere, Vision Divine, a mais nova é o Lucca Turilli Rhapsody, formada por antigos integrantes do Rhapsody of Fire. Já na Finlandia temos Stratovarius seu principal representante, alé das bandas Sonata Arctica, Cain's Offering, Synergy, entre outras.
 Outras países também tem suas bandas dentro do estilo como a Espanha de onde vem as bandas Tierra Santa, Mob Rules e Mago de Oz. Adagio banda francesa que abusa nas influências de música erudita.
Uma das bandas que surgiu recentemente no estilo, e vem conquistando cada vez mais sucesso no mundo é a DragonForce dos Estados Unidos, com músicos técnicos e ultravelozes, a banda tem grande sucesso no Japão, onde o estilo faz mais sucesso.
 Na América encontramos também excelentes bandas do estilo, uma das mais populares é a Rata Blanca da Argentina, país de onde também vem as bandas Barilari (do vocalista da Rata Blanca), Beto Vazquez Infinity, Jason, Arkhan, Adagium, só para citar algumas. Na América temos ainda, Tierra Del Dragon da Venezuela, Alkhon, Altair, ambas também da Venezuela, Ainur, Avalon, Bloodfate, além de outras da Colombia. No Chile tem Abstract Symphony, Acrosstorm, Acero de Guerra do México, After Omega do Porto Rico, do Uruguai Aglar, Elixir, Catedral do Peru, só para citar algumas das diversar bandas de Power Metal espalhadas pela América.
 No Brasil não é diferente, existem bandas espalhadas em todos os estados brasileiros do Oiapoque ao Chui, muitas a nível das européias. Entre as que mais se destacam estão Viper, considerada a pioneira no país, chegou a fazer uma tour no Japão onde gravou um disco ao vivo, Angra, talvez a mais conhecida mundialmente, com grande sucesso em países como Japão, França e Itália. Ainda no mesmo nível temos Shaman, Hangar, Andre Matos. Algumas bandas brasileiras vem conseguindo grande reconhecimento no exterior, atualmente, entre as quais, Shadowside, Hellish War, Harllequin e Hibria, esta última com grande sucesso no Japão onde gravou seu recente dvd.
 Outras bandas brasileiras chegaram a ter algum sucesso no exterior, mas acabaram parando no caminho, por um motivo ou outro, entre elas Dark Avenger, Wizards, Eyes of Shiva e Burning in Hell.
O Brasil ainda tem diversas bandas que conseguem bom destaque dentro da cena underground por todo o país, como as do Nordeste Deadly Fate (RN), Frozen Fire (CE), as do Norte Glory Opera (Am), Dream Healer (AC), centro oeste, Heaven's Guardian (GO), Blazing Dog (DF), no sudeste Aquaria (RJ), Thespian (MG), Seventh Seal (SP), e no sul Tierramystica (RS), Perpetual Dreams (SC), Dominus Praelii (PR). No Brasil ainda encontramos diversas outras bandas com muita qualidade.
 Algumas das principais bandas do gênero:
Helloween (Alemanha)
Manowar (Estados Unidos)
Virgin Steele (Estados Unidos)
Gamma Ray (Alemanha)
Symphony X (Estados Unidos)
Vision Divine (Itália)
Rhapsody of Fire (Itália)
Edguy (Alemanha)
HammerFall (Suécia)
Stratovarius (Finlandia)
Dragonland (Alemanha)
Grave Digger (Alemanha)
Primal Fear (Alemanha)
Sonata Arctica (Finlandia)
Firewind (Grécia)
DragonForce (Estados Unidos)
Symfonia (com músicos de diversas nacionalidades)
 Algumas bandas brasileiras que não foram citadas:
Terra Prima (PE)
Silent Moon (PE)
Lothlöryen (MG)
Neverland (MG)
Syren (RJ)
Fighterlord (RS)
Steel Warrior (SC)
Still Alive (SC)
Age of Artemis (DF)
Eterna (SP)
Illustria (SP)
Drearylands (BA)
Endless (RJ)
Vougan (GO)
Sagitta (SP)
Holy Sagga (SP)
Pastore (SP)
Tribuzy (RJ)
Dragonheart (PR), entre muitas outras

quinta-feira, 30 de maio de 2013

The Voice of Metal Brasil - Nando Fernandes

 Nascido em São Paulo, no ano de 1967, a música sempre fez parte da vida de Nando Fernandes. Vindo do uma família de músicos e cantores, conheceu e passou a gostar das bandas da década de 70. Desde pequeno já brincava de fazer falsete. "desde bem pequeno eu já ficava brincando de fazer falsete (notas agudas) com um cachorro que minha avó Maria tinha, um piquinês chamado Whisky. Eu ficava uivando e ele ficava me imitando, e nem imaginava o quanto esses exercícios iriam me ajudar no futuro.", diz o vocalista.
Em 1978, aos 10 anos, sua família mudou-se para a cidade de Limeira, interior de São Paulo, onde Nando começou uma carreira de jogador de futebol em um clube da cidade. Ao mesmo tempo em que o cantor praticava futebol, conhecia bandas de rock em todas as suas vertentes, a música e o futebol estavam presentes em seu dia a dia.
No começo dos anos 80, sua família volta para a capital paulista, no bairro da Mooca, e o jovem continua com seu sonho de se tornar jogador profissional, chegando a fazer teste em clubes grandes. Nessa época Nando conhece o Barata, com quem passa a ter amizade e conversam sobre rock. Barata era vocalista de uma banda, tinha cabelos compridos, foi ai que nasceu a vontade no Nando, de ser vocalista de uma banda de rock.
Influenciado por bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden e Bon Jovi, além da nacional Inox. Aprendeu a técnica vibrato, ouvindo Ian Gillan e Bruce Dickinson. 
Depois de tanto tentar a carreira de jogador profissional, passando por clubes como Corinthians (júnior), Internacional de Limeira, Goias e Atlético Paranaense, o cantor resolve pendurar a chuteira.
 No ano de 1988, conheceu o baterista Rogérinho, que pergunto ao cantor, se ele conhecia algum vocalista para a sua banda. Nando pensou em seu irmão Rogério Fernandes, que já cantava em uma banda em Limeira.
 Seu irmão fez apenas um ensaio com a banda e desistiu de permanecer na banda, então Nando fez um teste na banda e ficou com o posto de vocalista, entrando em sua primeira banda Cédula Falsa, com composições próprias e covers. Foi então que Nando resolveu entrar de cabeça no mundo da música como cantor.
Nando fez sua estréia nos palcos do Vitoria Pub em São Paulo, depois de muitos ensaios com sua banda Cédula Falsa. Com o cachê desse primeiro show, mais algumas economias, o cantor comprou seu primeiro microfone, um Shure 565 usado. Com o fim do Cédula Falsa, que durou pouco mais de um ano, Nando recebeu um convite para fazer parte de uma banda tributo ao Quiet Riot, em 1990. Tempos depois Nando tentou uma nova formação com o Cédula Falsa, tendo como guitarrista Théo Godinho (ex- Jaguar) e o baterista Zé Luiz (ex- A Chave do Sol).
Em 1991 Nando montou uma banda Deep Purple cover, banda da qual tinha mais facilidade de cantar as músicas. Com essa banda Nando tocou durante quatro anos consecutivos em casas como Aeroanta, Britânia, Black Jack, Vitoria Pub, e em casas do interior de São Paulo. Foi nesse período que o cantor começou da dar aulas, e através de pesquisas criou seu próprio método de cantar. No ano de 1992 o cantor ganhou o prêmio Meteoro da Música, como melhor vocalista do ano. E foi convidado para cantar na banda Cavalo Vapor, substituindo o vocalista Fernando Nova, que havia ido para a Banda Taffo. Com a Cavalo Vapor Nando grava seu primeiro cd, considerado um dos melhores discos de hard rock com músicas em português. Participaram do disco Ian Gilla, tocando gaita, Andria e Ivan Busic da banda Dr. Sin e Silvinha Araújo. Em 1994, o vocalista participa do projeto Baú do Raul, um tributo ao Raul Seixas, cantando a música "Maluco Beleza". Após isso, Nando entra no primeiro time do cenário cover de São Paulo, cantando em várias bandas de classico rock, como Big Balls, Rock Memory, Kaleidoscope, Rock in trio e Rádio Show (atualmente).
Em 1997 Nando Fernandes faz uma audição para a banda Tribe of Gypsies, de Roy Z (guitarra) e Eddie Cassillas (baixo), ambos da banda de Bruce Dickinson na época. Em 1998, Nando foi contratado para gravar em cd em Nova York, com a banda de hard/ heavy Mr. Feeling, cd que não chegou a ser lançado. No mesmo ano começou a dar aulas no Conservatório Souza Lima, onde ficou por quase dois anos.
Nesse período rolou a oportunidade do cantor gravar com a banda Angra, a convite de Kiko Loureiro, que havia dito ao cantor que o relacionamento com o então vocalista da banda Andre Matos não ia bem, Nando recusou o convite, no mesmo ano em que a banda lançou Fireworks. No anos de 2000 foi indicado pelos irmãos Busic a gravar com o guitarrista Fábio Rocha no projeto Shining Star.
Nesse mesmo ano Nando foi contratado para coordernar e dar aulas no ICT (Instituto de Canto e Tecnologia) dentro do EMT (Escola de Música e Tecnologia), onde ficou por mais de uma ano com aproximadamente 60 alunos. Seguiu os anos de 2002 a 2005 cantando na noite, além de ter tido uma participação marcante no programa Raul Gil, ao todos 30 programas, cantando diversos clássicos do rock, chegou a recusar R$ 50.000,00 e mais um carro para deixar um programa, mas recusou. Continuou cantando e foi contratado para gravar o cd Usina de Talentos, uma coletânea com vários artistas do programa.
No ano de 2006, Nando participou de um programa de rádio sobre futebol e rock 'n' roll chamado Prorrogação, da Brasil 2000 FM, o programa era apresentado por Walter Casagrande Jr., Mauro Betin, Eduardo Afonso e Nasi. Durante esse ano, o cantor também produziu no Manifesto bar em São Paulo, o projeto Voz do Rock, revelando grandes cantores e pocket shows de artistas consagrados.
Ainda no ano de 2006, o acaso levou Nando a encontrar-se com Aquiles Priester, quando este perguntou ao cantor se ele tinha algum aluno para indica-lo à sua banda Hangar, Nando então respondeu, "Por que não eu?".  Então o cantor ouviu um pela primeira vez o Hangar na voz de João Luiz (King Bird), quem também estava nos testes, achou muito bom e resolveu gravar um cd com duas músicas sem Aquiles saber. Logo em seguida o batera convidou-o a entrar na banda, marcaram então uma reunião com o restante da banda, na qual bateram o martelo, Nando Fernandes estava na banda. Sua estréia ocorreu na expomusic 2006, mesmo sem ter as letras decoradas, nem tempo de estuda-las. Em 2007 Nando lança seu cd com a banda Hangar,o excelente The reason of your conviction.

sábado, 27 de abril de 2013

The Voice of Metal Brasil: Renato Tribuzy

Renato Tribuzy começou sua carreira aos 12 anos de idade com uma banda cover de Iron Maiden. Quatro anos depois, ele junto com alguns amigos começaram uma nova banda com composições próprias, chamada Horizon. A banda era muito conhecida no cenário underground carioca, contando com uma verdadeira legião de fãs. Eles foram a primeira banda de heavy metal na cidade do Rio de Janeiro a receber apoio de uma pequena gravadora local. O último show da banda foi bastante marcado, fazendo deles a primeira banda a levar mais de 1.200 fãs ao Circo Voador em 1994. Mais tarde, em 1997, Renato começou um novo trabalho, Thoten.
No mesmo ano a banda lançou uma demo intitulada "Belief of a new world". Essa demo foi muito bem recebida pelo público, o que rendeu ao grupo um convite para abrir o show do Savatage na cidade do Rio de Janeiro. Em 2001 a banda lança seu primeiro álbum, chamado "Beyond tomorrow", que no ano seguinte ao lançamento, foi licenciado no México, América do Sul, Europa e Taiwan. O álbum foi produzido por Kiko Loureiro, guitarrista da banda Angra e amigo de Renato desde os tempos de Horizon.
Logo o Thoten estava excursionando pela Europa e na América do Sul, tocando nas melhores rádios e pubs europeus. Em sua turnê participaram de alguns festivais como a quarta edição do Aglutination Festival em Chiaromonte (Itália), como choreadline, Lima Metal Fest II, como headline.
A turnê passou pelos seguintes países: Suécia, Dinamarca, Itália, Noruega, Finlandia, Peru e Brasil. Após sua saída do Thoten, Renato juntou-se a novos companheiros: Flávio Pascarillo (bateria), Ivan Guilhon (baixo), Fran Schieber (guitarra), Gustavo Silveira (guitarra) e dedicou todo o seu tempo a algumas de suas composições ainda não terminadas, e decidiu cair de cabeça em seu novo trabalho, Execution.
Um verdadeiro "time dos sonhos"do heavy metal, acompanha Renato na próxima etapa de sua carreira: Bruce Dickinson, Michael Kiske, Ralf Scheepers, Mat Sinner, Chris Dale, Roy Z., Roland Grapow, Kiko Loureiro.
Renato Tribuzy reuniu os melhores os melhores músicos do cenário heavy metal mundial em um único álbum, "Execution". Uma experiência sonora, um trabalho que mistura grandes composições com a força e o talento dos músicos mais respeitados da cena internacional. Com nove canções escritas por Tribuzy e um cover de "Nature of evil", da banda alemã Sinner, o álbum deixa sua marca na história do heavy metal mundial. A produção foi feita por Renato Tribuzy, com a ajuda de alguns dos mais experientes produtores do estilo, como:
Achim Koehler: que trabalhou com bandas como Helloween, Primal Fear, Sinner e outras.
Roy Z.: que produziu bandas como Helloween, Rob Halford, Judas Priest e tem trabalhado por anos com a banda de Bruce Dickinson.
Dennis Ward: que produziu bandas como Angra e D.C. Cooper.
"Execution" foi a primeira obra da nova banda de Renato, que leva seu nome, Tribuzy. Desde seu lançamento, o álbum vem sendo destaque em todos os principais territórios do mundo como: E.U.A., Alemanha, Reino Unido, Japão, Brasil, Argentina, México, Rússia, Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, Ásia e muitos outros.
Após o sucesso inicial do álbum, decidiu-se fazer alguns concertos pelo Brasil que contaria com a participação de todos os artistas envolvidos no projeto. Esta era uma tarefa muito difícil, conseguir juntar todos em uma única semana levando em conta, todas as programações diferentes dos artistas. Mas finalmente em novembro de 2005, um outro sonho vira realidade, e a formação quase completa do álbum apareceu junta nos palcos para três apresentações e para a gravação de um dvd. Tribuzy é o primeiro músico brasileiro de heavy metal a trabalhar com um grupo tão famoso, e o primeiro a reunir tantos astros no mesmo evento, uma façanha nunca antes ocorrida no mundo.
O dvd traz nove canções de Tribuzy e três covers, incluindo uma grande jam com todos os músicos reunidos tocando a canção "Tush", da banda norte americana ZZ Top. Além do bônus que inclui um "Making off" com ensaios, entrevistas entre outras coisas. O dvd foi gravado durante quatro dias no Brasil e recebeu cobertura da imprensa mundial. Sendo assim um dos "up-comings releases" mais esperados para a indústria do heave metal em 2006.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

The voice of Metal Brasil: Edu Falaschi

Eduardo Vasconcellos Falaschi, conhecido mundialmente como Edu Falaschi, nasceu em São Paulo, em 18 de maio de 1972. Desde sua infância mantinha contato com a música, aos 14 anos ganhou seu primeiro violão. Edu chegou a tocar bateria em uma banda de blues durante a adolescencia, depois tocou baixo e guitarra em bandas covers da Baixada Santista.
No segundo semestre de 1989, participou do festival F.I.C.O., promovido pelo colégio objetivo, como vocalista, junto a alguns amigos de colégio, que lhes renderam um terceiro lugar, logo após alguns membros decidiram fazer músicas próprias, com isto, surgiu a banda Mitrium.
 Foi no ano de 1990 com o nascimento da banda Mitrium que Edu começou sua carreira como músico profissional, registrando uma demo em 1992, com quatro músicas, todas de autoria do cantor, que iniciava também sua carreira como compositor.
No ano de 1993 a banda participa de um split-LP chamado "Eyes of time", que recebeu ótimas críticas da mídia especializada, proporcionando à banda o status de uma das melhores bandas de heavy metal de São Paulo.
Com a crescente popularidade da banda, rendeu ao vocalista a participação no concurso para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden, além de diversas aparições em programas de tv da globo, sbt,mtv e na rádio 97 FM, logo Edu deixa a banda para se dedicar aos estudos da faculdade.
No ano de 1998 foi convidado pela banda de seu Symbols of Time para ser produtor de seu primeiro álbum de estúdio. Acabou recebendo o convite para ser vocalista e membro fixo da banda, passando a dividir os vocais com seu irmão Tito Falaschi (baixista). Ainda no ano de 1998, ele se envolveu em outro grande trabalho, arranjando, produzindo e gravando os vocais do cd "Ordinary existence" da banda Venus. Nesse ano é lançado o debut de sua banda, agora com o nome reduzido a Symbols. Eleita banda revelação de 1998 nas principais publicações de música pesada do país, a banda passa a ter grande visibilidade por todo Brasil, consolidando-se no inicio de 2000, com o lançamento de seu segundo disco "Call to the End", que vou bem recebido não somente no Brasil mas no exterior também.
No mês de junho do mesmo ano, a banda Angra procurava por um novo vocalista, e Edu já era cotado como o mais provável novo vocalista da banda. Fato esse que seria confirmado meses depois, quando Edu recebeu a notícia de que seria o novo vocalista do Angra, o que dificultou sua permanência na banda Symbols.
Fez sua estréia na banda em 2001 com o lançamento do cd "Rebirth". tendo seu talente reconhecido ao redor do mundo. Recebendo disco de ouro no Brasil, com 40 dias de seu lançamento e sendo eleito o 3° melhor cantor do mundo, pela revista japonesa Burn!
Seguido ao lançamento do cd, fez uma extensa turnê durante os anos de 2001 e 2002, indo até o inicio de 2003, nesse meio tempo lançou ainda com a banda o EP "Hunters and Prey" e o cd/dvd "Rebirth World Tour - Live in São Paulo".
Com o Angra Edu ainda lançou outros grandes cds, tais como, Temple of Shdows (2004), com os convidados Kai Hansen (Gamma Ray, ex- Helloween), Hansi Kursch (Blind Guardian), Sabine Eldesbacher (Edenbridge), além do cantor popular brasileiro Milton Nascimento, Aurora Consurgens (2006) e Aqua (2010). Além de ter feito diversas turnês, tocando ao lado de grandes bandas como, Saxon, Iron Maiden, Dream Theater, Blind Guardian, Whitesnake e Motörhead. Em 2005 Edu é eleito o 2° melhor vocalista do mundo.
Em dezembro de 2005 o cantor dá inicio a gravação de seu primeiro cd solo, intitulado "Almah", o álbum foi lançado em julho de 2006 e contou com a ajuda de grandes músicos como Casey Grillo (Kamelot), Emppu Vuorinen (Nightwish), Lauri Porra (Stratovarius), Edu Ardanuy (Dr. Sin).
Com a paralização do Angra após a turnê de Aurora Consurgens, o projeto solo de Edu ganha corpo de banda, contando com integrantes fixos, com seu parceiro de Angra Felipe Andreoli (bx), Marcelo Moreira (bt), Paulo Schroeber (g) e Marcelo Barbosa (g), essa formação lançaria os dois próximos discos da banda "Fragile equality" (2008) e "Motion" (2011), então o vocalista leva sua banda Almah em pararelo ao Angra. Com o lançamento do disco "Aqua" do Angra, em 2010, a banda parte para uma turnê extensa, terminando na quarta edição do festival Rock in Rio, onde a banda fez um show com a participação da cantora Tarja Turunen (ex- Nightwish).
No inicio de 2012 o vocalista resolve se afastar da música, para tratar de problemas com sua voz, além de problemas de refluxo que vinha prejudicando seu desempenho como cantor. Em 24, de maio de 2012, Edu pegou seus fãs e do Angra de surpresa, com sua saída da banda, sem explicar os motivos. dizendo apenas que iria dedicar-se à sua banda Almah e sua carreira como produtor.
Atualmente Edu vem trabalhando no novo trabalho de sua banda, que hoje conta com Marcelo Moreira (bt), Marcelo Barbosa (g), além dos novatos Gustavo Di Pádua (g) e Raphael Dafras (bx).





domingo, 21 de abril de 2013

The Voice of Metal Brasil: Andre Matos

Andre Coelho Matos, nasceu em São Paulo, em 14 de setembro de 1971, é considerado um dos maiores cantores de heavy metal do mundo, reconhecido mundialmente. Formou-e cantor, cantor, compositor, regente e pianista. Sua carreira começou no ano de 1985 quando entrou para a novata banda Viper, formada por garotos entre 13 e 15 anos, com a proposta de tocar heavy metal com influencias em Iron Maiden e Judas Priest. Permaneceu na banda até 1990 lançando uma demo e dois álbuns, Soldiers of surise (1987) e Theatre of fate (1989), resolveu deixar a banda para concluir seus estudos na faculdade.
 Em 1991 formou a banda Angra, que logo em seu primeiro lançamento Angels cry (1993), conseguiu sucesso na Europa, principalmente na Fança e no Japão. Com a banda Angra fez diversas turnês mundias, tocando nos maiores festivais de rock pesado como, Wacken Open Air, Dynamo Open Air, Gods of Metal, além da edição brasileira do festival Monsters of Rock. Permaneceu na banda até 2000, quando a deixou junto com outros dois músicos, devido a divergencias como o então empresário da banda e os dois guitarristas. Junto com seus ex- companheiros de Angra, deu inicio no ano de 2000 na banda Shaman, com a qual lançou dois álbuns de estúdio, além de um cd/ dvd ao vivo, deixando a banda em 2006, começando nesse mesmo ano sua banda solo.
 Andre Matos participou de outros projetos como Virgo, junto do guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth, com quem lançou um disco em 2000, encenou a opera rock do The Who Tommy no ano de 2006, ainda formou a banda Symfonia junto de outros grandes músicos do heavy metal mundial. A lista de bandas com quem gravou é imensa, entre os quais o projeto de Tobias Sammet Avantasia, com quem participou de uma turnê em 2008.
No ano de 2012 fez uma turnê de reunião com o Viper, e atualmente vem divulgando seu último álbum The turn pf the light (2012) e fazendo uma turnê em comemoração aos vinte anos de Angels cry (1993) do Angra, tocando-o na integra.

Modernismo brasileiro

O Modernismo foi um movimento intelectual, cultural, literário e artístico, que ocorreu no Brasil nos anos de 1920. Seu inicio foi marcado com a Semana de Arte Moderna, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo em 1922, na capital paulista.
Entre seus principais representantes estavam, Anita Mafalti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Emiliano Di Cavalcanti entre outros. Nesse período também é publicado Casa - grande & senzala (1933) do sociólogo Gilberto Freyre e Raízes do Brasil (1936) do historiador Sérgio Buarque de Holanda. Buscando reelaborar as culturas vindas do exterior e valorizar a cultura popular eram algumas de suas principais ideias.
As obras desses intelectuais expressam o esforço de pensar o país a partir do que ele é, ou seja, "brasileirar o Brasil", na feliz expressão de Mário de Andrade.

Menino com lagartixa, de Lasar Segall, 1924.


 Batizado de Macunaíma,de Tarsila do Amaral, 1956.

Pescadores, de Emiliano di Cavalcanti, 1951.

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933.

Outro fato que marcou esse período foi a fundaçao do PCB (Partido Comunista Brasileiro), no ano de 1922.

Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

domingo, 14 de abril de 2013

Operas Metal

Algumas das principais óperas metal
Avantasia, liderada pelo vocalista do Edguy Tobias Sammet, já contou com grandes nomes do heavy metal como Michael Kiske, Andre Matos, Kai Hansen, Klaus Meine, Timo Tolkki, Jorn Lande, Russel Allen, Joe Lynn Turner, Tim Ripper Owens, Bob Catley, Rob Rock, David DeFeis, Amanda Somerville, Eric Singer, Eric Martin, Oliver Hartmann, Alice Cooper, Bruce Kulick, Rudolf Schenker, Alex Holzwarth, Sascha Paeth, Markus Grosskopf, Biff Byford, Roy Khan, Jon Oliva entre outros.

Ayreon, liderada pelo guitarrista holandes Arjen Lucassen, já contou com nomes consagrados do heavy metal como Bruce Dickinson, Andi Deris, Anneke van Giersbergen, Bob Catley, Damian Wilson, Daniel Gildenlöw, Devin Townsend, Fabio Lione, Fish, Floor Jansen, Gary Hughes, Hansi Kursch, Ian Perry, James LaBrie, Jorn Lande, Jonas Renkse, Lana Lane, Mikael Akerfeldt, Mike Baker, Neal Morse, Ralf Scheepers, Russel Allen, Sharon den Adel, Simone Simons, Steve Lee, Timo Kotipelto, Tobias Sammet, Tom S. Englund, Michael Romeo, Derek Sherinian, Ken Hesley entre outros.

Genius, liderada pelo guitarrista italiano Daniele Liverani e contou com Mark Boals, Lana Lane, Daniel Gildenlöw, Chris Boltendahl, Steve Walsh, Jonh Wetton, Oliver Hartmann, Midnight, Russel Allen, Edu Falaschi, Roberto Tiranti, Eric Martin, Johnny Gioeli, Liv Kristine, Jorn Lande, DC Cooper, entre outros.


A opera metal brasileira Soulspell, liderada pelo baterista Heleno Vale, conta com vários músicos da cena brasuca e internacional, tais como Alex Voorhees, Blaze Bayley, Bruno Maia, Carlos Zema, Christian Passos, Daisa Munhoz, Dan Rubin,, German Pascual, Gui Antonioli, Iuri Sanson, Jefferson Albert, Jon Oliva, Leandro Caçoilo, Mário Linhares, Mário Pastore, Maurício Del Bianco, Nando Fernandes, Rafael Gubert, Raphael Dantas, Renato Tribuzy, Tim Ripper Owens, Tito Falaschi, Zak Stevens, Edu Falaschi, Roland Grapow, Fernando Giovanetti, José Cardillo, entre outros músicos.


Revival dos anos 80 no Metal

Nos últimos anos temos visto um grande revival dentro da cena heavy metal mundial, bandas principalmente da década de 80 voltando a ativa, algumas com suas formações clássicas. Um desses retornos mais recentes foi da banda Dark Angel, um dos percursores do Thrash Metal Bay Area que havia interrompido as atividades nos anos 90, retornou nos anos 2000 com discos novos e fazendo muito shows. Outras que também retornaram foram, Sacred Reich, Metal Church, Shotgun, entre outras.
No Brasil isso também vem acontecendo.  Grandes nomes da música pesada brasuca vem retomando suas atividades nos últimos anos. Bandas como Dorsal Atlântica, Taurus, Metalmorphose, Salário Mínimo, Attomica, Anthares, Panzer (essa da década de 90), além da reunião da banda Viper com o vocalista Andre  Matos.

A volta do som pesado da década de 80 não vem ocorrendo somente com a volta desses medalhões aos palcos, vem ocorrendo também com a nova geração. Novas bandas surgem no mundo inteiro referenciando os grandes nomes do metal oitentista.
Uma das que vem ganhando um nome forte no mundo inteiro é a estadunidense Municipal Waste, que faz um thrash metal bem oitentista 'old school', outros nomes que vem fazendo um som tendo a década de 80 como referencia são Bonded by Blood, a banda de hard rock Crashdïet, os thrasheres Warbringers, os suécos do Enforcer, as canadenses Cauldron e Skull Fist entre outras.
Os latinos também vem referenciando a década de 80. Cada vez mais bandas surgem no continente fazendo um som oitentista alguns nomes como os colombianos do Revenge, entre outras, ainda podemos sitar o vocal da banda brasileira Dominus Praelii, Jorge Bermudez, colombiano.
No Brasil são inúmeras bandas novas fazendo um som anos 80, só para citar algumas, temos as de thrash metal Bywar, Violator, Nervosa, Selvageria, Blasthrash, Kremate, Jack Devil, Madhouser, Nuclear Decimation etc., as de heavy metal tradicional Prellude, Symptomen, Comando Nuclear, Shockbreaker, Denim & Leather etc., as de power metal Power Vision, Brave, etc., as de hard rock Crossrock, Slippery, etc. 
Pois bem, o tempo vem provando que a década de 80 foi mesmo a melhor em termos de música pesada, heavy metal mais precisamente, com grandes bandas retornando a ativa, além da nova geração fazendo um som bem similar ao da década. Vamos ver até quando essa onda irá durar, e se durar muito tempo, será muito bom para a nossa sorte.