Power Metal, também conhecido como Heavy Metal Melódico é um dos diversos gêneros do Heavy Metal. Não se tem uma origem certa, alguns atribuem ao Helloween o título de primeira banda de Power Metal, mas antes deles já haviam registros de outras bandas como Savatage e Manowar, que também praticam esse estilo, além da banda brasileira Viper.
As bandas de Power Metal trazem em seu som heranças do Speed Metal, Heavy Metal e uma forte influência da música clássica erudita. O surgimento do estilo se deu entre os fins da década de 70 e princípios da década seguinte, tendo como princípais representantes os já citados Savatage, Manowar e Helloween, além de Virgin Steele, Blind Guardian e Heavens Gate, esses dois últimos da Alemanh. Inclusive o país europeu é um dos berços do estilo no mundo, de onde surgiu diversas bandas, tais como, Helloween, Blind Guardian, Heavens Gate, Gamma Ray, Primal Fear, Freedom Call, Edguy, entre muitas outras.
Na década de 90 o estilo espalhou-se por outros países como Suécia, de onde vem o HammerFall, Estados Unidos onde já haviam as bandas Savatage, Manowar, Virgin Steele e na década de 90 surgiu as bandas Symphony X, Kamelot, Iced Earth, Dream Theater, essa mais Prog Metal, entre diversas bandas. Outros países que passaram a ter tradição no estilo foram a Itália e a Finlandia.Na Itália temos como principal representante a banda Rhapsody of Fire, além das bandas Labÿrinth, Time Machine, Secret Sphere, Vision Divine, a mais nova é o Lucca Turilli Rhapsody, formada por antigos integrantes do Rhapsody of Fire. Já na Finlandia temos Stratovarius seu principal representante, alé das bandas Sonata Arctica, Cain's Offering, Synergy, entre outras.
Outras países também tem suas bandas dentro do estilo como a Espanha de onde vem as bandas Tierra Santa, Mob Rules e Mago de Oz. Adagio banda francesa que abusa nas influências de música erudita.
Uma das bandas que surgiu recentemente no estilo, e vem conquistando cada vez mais sucesso no mundo é a DragonForce dos Estados Unidos, com músicos técnicos e ultravelozes, a banda tem grande sucesso no Japão, onde o estilo faz mais sucesso.
Na América encontramos também excelentes bandas do estilo, uma das mais populares é a Rata Blanca da Argentina, país de onde também vem as bandas Barilari (do vocalista da Rata Blanca), Beto Vazquez Infinity, Jason, Arkhan, Adagium, só para citar algumas. Na América temos ainda, Tierra Del Dragon da Venezuela, Alkhon, Altair, ambas também da Venezuela, Ainur, Avalon, Bloodfate, além de outras da Colombia. No Chile tem Abstract Symphony, Acrosstorm, Acero de Guerra do México, After Omega do Porto Rico, do Uruguai Aglar, Elixir, Catedral do Peru, só para citar algumas das diversar bandas de Power Metal espalhadas pela América.
No Brasil não é diferente, existem bandas espalhadas em todos os estados brasileiros do Oiapoque ao Chui, muitas a nível das européias. Entre as que mais se destacam estão Viper, considerada a pioneira no país, chegou a fazer uma tour no Japão onde gravou um disco ao vivo, Angra, talvez a mais conhecida mundialmente, com grande sucesso em países como Japão, França e Itália. Ainda no mesmo nível temos Shaman, Hangar, Andre Matos. Algumas bandas brasileiras vem conseguindo grande reconhecimento no exterior, atualmente, entre as quais, Shadowside, Hellish War, Harllequin e Hibria, esta última com grande sucesso no Japão onde gravou seu recente dvd.
Outras bandas brasileiras chegaram a ter algum sucesso no exterior, mas acabaram parando no caminho, por um motivo ou outro, entre elas Dark Avenger, Wizards, Eyes of Shiva e Burning in Hell.
O Brasil ainda tem diversas bandas que conseguem bom destaque dentro da cena underground por todo o país, como as do Nordeste Deadly Fate (RN), Frozen Fire (CE), as do Norte Glory Opera (Am), Dream Healer (AC), centro oeste, Heaven's Guardian (GO), Blazing Dog (DF), no sudeste Aquaria (RJ), Thespian (MG), Seventh Seal (SP), e no sul Tierramystica (RS), Perpetual Dreams (SC), Dominus Praelii (PR). No Brasil ainda encontramos diversas outras bandas com muita qualidade.
Algumas das principais bandas do gênero:
Helloween (Alemanha)
Manowar (Estados Unidos)
Virgin Steele (Estados Unidos)
Gamma Ray (Alemanha)
Symphony X (Estados Unidos)
Vision Divine (Itália)
Rhapsody of Fire (Itália)
Edguy (Alemanha)
HammerFall (Suécia)
Stratovarius (Finlandia)
Dragonland (Alemanha)
Grave Digger (Alemanha)
Primal Fear (Alemanha)
Sonata Arctica (Finlandia)
Firewind (Grécia)
DragonForce (Estados Unidos)
Symfonia (com músicos de diversas nacionalidades)
Algumas bandas brasileiras que não foram citadas:
Terra Prima (PE)
Silent Moon (PE)
Lothlöryen (MG)
Neverland (MG)
Syren (RJ)
Fighterlord (RS)
Steel Warrior (SC)
Still Alive (SC)
Age of Artemis (DF)
Eterna (SP)
Illustria (SP)
Drearylands (BA)
Endless (RJ)
Vougan (GO)
Sagitta (SP)
Holy Sagga (SP)
Pastore (SP)
Tribuzy (RJ)
Dragonheart (PR), entre muitas outras
Nenhum comentário:
Postar um comentário