domingo, 25 de outubro de 2020

Andre Matos, homenagens ao músico

Passado 1 ano e 4 meses da morte do cantor, compositor e maestro Andre Matos, diversas banda ao redor do mundo tem prestado sua homenagem ao artista, gravando músicas de sua carreira. São versões interessantes e algumas até emocionantes. Algumas foram além e ao invés de fazerem regravações, escreveram músicas em homenagem ao cantor. Entre elas destaco as seguintes:



Azeroth da Argentina, banda formada em 1995 em Buenos Aires, contando com músicos experientes da cena do país como Fernando Ricciardulli no baixo (único da formação original), Pablo Gamarra na guitarra, Daniel Esquivel na bateria, Ignacio Rodríguez na guitarra e voz e Leonardo Miceli nos teclados. A banda lançou no ano de 2019 excelente versão para a clássica Prelude to Oblivion, presente no segundo disco do Viper, Theatre of Fate de 1989.


Também da Argentina, da cidade de Buenos Aires, temos a banda Saphira, formada no ano de 2012 e que hoje conta com os músicos Fernando Nako na guitarra, Leandro Krich no teclado, Manuel Cortes no baixo, Gonzalo Magalotti na bateria e  Luis Luchessi nos vocais. A banda lançou em maio desse ano uma versão para o hino Living for the Night do Viper, também presente no segundo disco da banda Theatre of Fate (1989). A faixa conta ainda com a participação de Iggy Rod (Ignacio Rodríguez vocalista da Azeroth e ex vocalista da banda).

Já da Itália temos o Altair, formada em 2008 em Ferra, contando em sua formação atual com o vocalista Simone Mala, o baixista Luca Scalabrin, o baterista Simone Caparrucci e os guitarristas Gianmarco Bambini e Filippo Romeo. A banda durante a quarentena fez uma versão para o clásssico Nothing to Say, presente no disco Holy Land (1996) do Angra.

Nos Estados Unidos a conhecida banda de Prog Power Metal Theocracy também fez sua homenagem gravando uma versão para Time, presente no disco Angels Cry do Angra de 1993. A Theocracy conta atualmente com o talentoso vocalista Matt Smith, também guitarrista e tecladista, Jonathan Hinds na guitarra, Jared Oldham no baixo e Ernie Topran na bateria.




Entre as bandas brasileiras, uma que fez uma bela versão para No need to Have an Answer do projeto Virgo, foram os candangos do Age of Artemis que lançaram ainda no ano de 2019. A versão da banda de Brasília formada então por Pedro Campos vocais (hoje não faz mais parte da banda), Giovanni Sena no baixo, Ricardo Linnasi na bateria e os guitarristas Gabriel Soto e Jeff Castro.

Outra banda brasileira que prestou homenagem ao maestro foi o Aliquid de Aracaju (Sergipe), hoje radicada na capital paulista. Durante a quarentena a banda formada por Arthur "Patroc" na bateria, Emerson Soares no baixo, Felipe Tiburcio e Nuno Olliveira nas guitarras e Lucas Zêni voz, fizeram uma versão para o clássico Angels Cry, faixa título do primeiro trabalho do Angra.

O Projeto Miura Jam, idealizado pelo guitarrista e compositor Daniel Miura, que faz versões para músicas de animes e games, juntou-se aos músicos da banda carioca Aquaria e a cantora Vanessa Lockhart para uma versão muito bem executada do clássico Carry on, presente no álbum de estreia do Angra.



Das bandas que compôs algo em homenagem ao vocalista, destaco os gaúchos do Rage in My Eyes, que lançaram na data de celebração de 1 ano da morte do música a música I don't want to Say Goodbye, com um vídeo trazendo fotos de diversos fãs ao lado do maestro, sendo essa uma das homenagens mais emocionantes ao Andre. A Rage in My Eyes conta em sua formação com Pedro Fauth no baixo, Magnus Wichmann e Leo Nunes nas guitarras, Francis Cassol na bateria e Jonathas Pozo nos vocais, todos ex Scelerata.


O Japoneses do Unlucky Morpheus também fizeram uma música single em homenagem ao Andre. Faixa Carry on singing to the Sky carregada de técnica, traz referencias a músicas do artista e ganhou um vídeo da banda japonesa gravado durante um show. Impressiona a técnica dos jovens músicos.

Homenagem também emocionante foi a prestada pelo músicos do Viper, na data em que completou 1 ano da morte de Andre, a banda lançou um vídeo para a música The Spreading Soul Forever, música inédita na voz do cantor. A música faz parte do disco Evolution de 1992, o primeiro sem o Andre nos vocais. A gravação com o cantor aconteceu durante a reunião da banda entre os anos 2012 a 2016, e agora foi divulgada com clip no youtube oficial da banda, trazendo projeções do vocalista em prédios da cidade de São Paulo.



 Outras homenagens ao vocalista podem serem encontradas também no youtube, com diversos cantores ao redor do mundo, entre os quais destaco o brasileiro Dan Vasc, o norueguês Pellek, o suéco Rob Lundgren, além de homenagens de bandas como Sepultura, Krisiun e Korzus e outras, em seus shows após a morte do vocalista.
É indiscutível o legado deixado pelo Andre, e todas essas homenagens entre outras que foram feitas são mais do que merecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário