blog sobre música, arte, literatura, cinema e cultura.
Tudo sobre o mundo heavy metal e rock n' roll
domingo, 18 de outubro de 2020
Bandas obscuras da N.W.O.B.H.M.
O movimento da New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), surgiu na Inglaterra no início dos anos 80 e ajudou a revelar bandas importantes mundialmente como Diamond Head, Tygers of Pan Tang, Satan, Samson, Def Leppard, Saxon e a principal foi o Iron Maiden, essa ficando conhecida até por quem não é fã de heavy metal.
Mas não foram apenas essas bandas que fizeram muito barulho pelos bares e pubs ingleses na época, havia também outras inúmeras bandas que ficaram pelo caminho, mesmo tendo grande potencial. E é algumas dessas bandas que irei apresentar aqui.
Troyen
10- Começando pela banda Troyen, formada em 1981 em Warrington, Cheshire. A banda durou apenas dois anos encerrando suas atividades no ano de 1982. Foram duas demos lançadas nesse período, formada por Neil Traynor nos vocais, nas guitarras Nick Cookson e Steve McGuire, no baixo Dave Strathearn e Jeff Baddley na bateria. No ano de 2014 a banda retomou suas atividades, com o membros originais, exceto pelo vocalista, posto este assumido pelo guitarrista Steve McGuire. De lá para cá já foram 2 Eps lançandos, mais 5 compilações, com destaque para Anthology (1981-2019) lançada no ano de 2019. Atualmente formada por Steve McGuire vocais e guitarra, Jeff Baddley na bateria, Steve Haslam na guitarra e Mark Notley no baixo.
9- Já de Pontefract. Yorshire, vinha a banda Mendes Prey, formada no ano de 1981 pelos músicos John Seymour nos vocais, Tony Boulton no baixo, Martin Brough na bateria e os guitarristas Richard Emslie e Steve Holt. A banda lançou 1 demo, além de 2 singles, On to the Borderline de 1982 e Wonderland de 1986, ano que a banda encerrou suas atividades. A banda ainda participou de uma coletânea intitulada Heavy Metal Heroes vol. 2, lançada pela Heavy Metal Records no ano de 1982. Em 2015 foi lançada a compilação The Never Ending Road, intém muito raro e desejado por fãs da N.W.O.B.H.M.
Mendes Prey
8- O Vardis, surgiu em 1973 Wakefield, West Yorkshire com o nome Quo Vardis em homenagem ao Status Quo, adotando o nome Vardis em 1977. A formação original da banda contava com Steve Zodiac nas guitarras e vocais, Phil Medley na bateria e Tony Boulton no baixo, esse último depois integraria o já mencionado Mendes Prey. Foram 3 álbuns e diversos singles lançados ao longo dos anos de 1980, com destaque para Vigilante de 1986, ano em que a banda encerrou suas atividades, retornando apenas no ano de 2014, trazendo apenas Steve Zodiac como membro original, além Gary Parson na bateria e Terry Horbury no baixo, ambos já haviam sido membros da banda anteriormente. Nesse ano de 2014 o álbum Vigilante foi remasterizado e lançado pela Hoplite Records. Em 2016 a banda lançou um novo disco de estúdio intitulado Red Eye por meio da gravadora Steamhammer. Atualmente contam com Steve Zodiac voz e guitarra, Martin Connolly no baixo e Joe Clancy na bateria, ambos na banda desde o ano de 2015.
7- Fist de Newcastle foi formado em 1978 com o nome Axe, no ano seguinte adotaram o no Fist, é uma das bandas mais legais da N.W.O.B.H.M.. Sua primeira formação contava com Keith Satchfield nos vocais, o baixista Dave Durey, logo substituído por John Wyllie, na bateria Harry "Hiroshima" Hill, além do guitarrista Dave Irwin, o único que permanece na banda. Foram dois lançamentos nos anos de 1980, Turn the Hell on de 1980 e Back with a Vengeance 1982, com o Glen Coates no vocais, mais alguns singles. Em 1984 a banda encerrou suas atividades, retomando apenas em 2001 com o vocalista original Keith Satchfhield e alguns músicos da Hollow Ground. Nesse retorno a banda lançou o álbum Storm em 2005, encerrando suas atividades no ano seguinte. Apenas em 2013 a banda voltou a ativa com o guitarrista Dave Irwin e o baterista Harry "Hiroshima" Hill. Atualmente a banda encontra-se em atividade trazendo em sua formação o guitarrista Dave Irwin, o vocalista Glen Coates, Kev Charlton no baixo e Marc "JXN" Jackson na bateria, vale apena conferir o compilação Back with Vegeance: The Anthology de 2002.
More
6- O More ficou conhecido por ter contado em sua formação com dois ex- Iron Maiden, o vocalista original da donzela Paul Mario Day e o guitarrista Paul Tood. Formada na capital inglesa no ano de 1979, por Kenny Cox e Paul Todd nas guitarras, Frank Darch na bateria e nos vocais e baixo o John Pettri. Após participar de duas coletâneas no ano de 1980, a banda lança seu primeiro álbum intitulado Warhead no ano de 1981, já contando com os irmãos Paul e Brian Day, voz e baixo respectivamente, além do guitarrista Laurie Mansworth substituto de Paul Todd. A banda ainda lançou em 1982 seu segundo álbum intitulado Blood & Thunder, contando com Mick Stratton nos vocais.
Em 1985 a banda encerra suas atividade, retornando apenas em 1998 trazendo Kenny Cox na guitarra, Baz Nichols no baixo (já havia passado pela banda de 1982 a 1985), Mike Freeland nos vocais e Rick Dyat na bateria, esse último sendo substituído por Andy Robinson. No ano de 2000 a banda encerrou suas atividades novamente.
5- Weapon UK, também vem de Londres, surgida no ano de 1980 com o nome Fast Relief, no mesmo ano adotaram o nome Weapon. Pela banda passaram outros dois ex- Iron Maiden, o baterista Ron Matthews e o guitarrista Bob "Angelo" Sawyer. A formação inicial da banda contava com Danny Hynes nos vocais, Jeff Summers e Kevin Hingles nas guitarras, Pete Armitage no baixo e Lindsay Broadbridge na bateria. Infelizmente os únicos registros da banda no auge da N.W.O.B.H.M. foram o single It's a Mad Mad World de 1980 e uma demo em 1981. Entre idas e vindas a banda segui suas atividades desde o ano de 2009, tendo lançado dois álbuns incríveis, Rising from the Ashes de 2014 e Ghosts of War de 2019. Atualmente a banda conta com os membros originais Danny Hynes nos vocais e Jeff Summers na guitarra, acompanhados de Darren Lee na bateria e Tony Forsythe no baixo.
4- De Lancaster, Lancashire vem o Frenzy formada em 1979, por Larry-Lee-Lehmann vocais, John O' Conner e Johnny Pawlowski nas guitarras, Peter Pawlowski no baixo e Stevie D. na bateria, este último substituído por David Nixon ainda no ano de 1979. Infelizmente em sua curta carreira a banda Frenzy não lançou nenhum full lengh, tendo lançado apenas 3 singles no ano de 1981, hoje raros e objetos de desejo de colecionadores mais ardorosos do movimento da N.W.O.B.H.M., além da participação em 3 coletâneas, sendo a mais recente em Jobcentre Rejects - Ultra rare NWOBHM 1980 - 1982, lançada em 2019. A banda encerrou suas atividades no ano de 1983, mas deixou sua marca com faixas como This is the last time e Gyspsy dancer.
Urchin
3- Outra banda que ganhou fama por ter contado com membros da Donzela de ferro, foi o Urchin de Hackney, Londres, formado em 1972 com o nome Evil Ways. Em 1974 adotaram o nome Urchin, trazendo em sua formação original Adrian Smith guitarra e vocais, Dave Murray na guitarra, John Hoye no baixo e Barry Tyler na bateria. Outra banda que não lançou nenhum full lenght, apenas dois singles ao longo dos anos 1970, posteriormente foram lançadas três compilações da banda. Com a entrada de Adrian Smith no Iron Maiden que havia acabado de lançar seu álbum de estreia por uma grande gravadora, a banda encerrou suas atividades em 1980. Vale destacar a música She's a Roller segundo single da banda de 1978. A útima formação contou com Adrian Smith guitarra e voz, acompanhado pelo também guitarrista Andy Barnett, que viria a ser seu parceiro no A.S.A.P, Barry Tyler na bateria, Alan Levett no baixo e Dick Young nos teclados, este também participou do A.S.A.P.
2- Durante o movimento da N.W.O.B.H.M. houve duas bandas com o nome de Wildfire, esta em questão é de Londres e contou com o já citado ex- Iron Maiden, Paul Mario Day nos vocais. Formada no ano de 1982, a banda teve uma única formação além de Paul nos vocais, contava com Jeff Summers (Weapon UK) e Martin Bushell nas guitarras, Jeff Brown no baixo e Bruce Bisland (Tank, Sweet, ex- Weapon UK) na bateria. A banda durante sua curta existência lançou apenas dois álbuns, sendo o primeiro Brute Force and Ignorance de 1983 e Summer Lightning de 1984. No ano de 1985 a banda encerrou suas atividades, e os trabalhos da banda tornaram-se cultuados em todo o mundo por fãs de heavy metal, seu último lançamento foi o single Jerusalem de 1985. Vale destacar que nesse ano de 2020 a Mausoleum Records está relançando os dois álbuns da banda em formato duplo 2 em 1, uma boa para quem quer conhecer mais a fundo a história da banda e da N.W.O.B.H.M.
1- Satanic Rites, formada em 1980 na Halifax, West Yorkshire, teve seu nome tirado do filme The Satanic Rites of Dracula de 1973. Contando inicialmente com Karen Chapman nos vocais, Kevin Doyle nos teclados, Dave Kershaw na bateria, Stuart Page na guitarra e David Ingham no baixo. A banda lançou apenas dois álbuns, sendo Which way the wind blows de 1985 e No Use crying de 1987, com destaque para a faixa Hit and Run que saiu em single em 1981. No ano de 1987 a banda encerrou suas atividade, contando em sua última forção com os já citados Stuart Page na guitarra, Dave Kershaw na bateria e David Ingham no baixo, além de Deborah Webster nos vocais e Graham Dyson nos teclados. E era o fato de ter teclados que diferenciava o Satanic Rites das demais bandas da N.W.O.B.H.M., enfim a banda tornou-se mais uma cultuada pelos fãs do estilo.
Essas foram só algumas bandas que fizeram para desse movimento que ajudou a projetar bandas e nomes que tornaram-se clássicos não somente no heavy metal, mas na música em geral, existem muitas outras e a internet para irmos atrás e descobrimos. Stay Heavy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário