quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Heavy Metal do Japão

 Neste post pretendo apresentar 10 bandas de heavy metal em seus mais variados subgêneros que valem apenas serem conhecidas e conferidas. Algumas bandas igualmente boas ficaram de fora devido ao espaço, adiante que não se tratam das melhores bandas japonesas e sim de algumas que vem do país nipônico.

Heavy Metal Army

10- Heavy Metal Army banda de Okinawa, formada em 1980 e que infelizmente teve uma atividade muito curta, encerrando em 1983 atendendo pelo nome Eastern Orbit. Enquanto Heavy Metal Army, a banda lançou apenas um álbum intitulado Heavy Metal Army 1 em 1981, apresentando um heavy metal pesado, com um instrumental lembrando o Judas Priest e um pouco do que viria a ser chamado de metal melódico. Entre as faixas merecem destaque a auto intitulada que abre o disco, um heavy espetacular, Rockin' Spell of Rain e a Street Seller. Fizeram parte da formação da banda Masahiko Takeuchi no baixo, Elichi "Chibi" Miyanaga na bateria, Shinki Sugama na guitarra, Yüki Nakajima no teclado e Hiroto Arasaki nos vocais.



Bow Wow
9- Bow Wow, em algumas formações atendeu por Vow Wow. Banda de Tokyo formada no ano de 1976, permanecendo em atividade até os dias atuais. A banda faz uma mistura de hard rock com heavy metal, vezes voltado mais para o hard rock, vezes voltado mais para o heavy metal. Entre os diversos trabalhos lançados pela banda valem destaque para o disco de estreia intitulado simplesmente de Bow Wow de 1976, Signal Fire de 1977, o Hard Dog de 1981, Warning from Stardust de 1982 e Asian Volcano também de 1982, seu último lançamento de estúdio foi o álbum Era do ano de 2005. Entre os músicos que passaram pelas diversas formações da banda, destaca-se o guitarrista, vocalista e membro fundador Kyoji Yamamoto, o guitarrista Mitsuhiro Saito, ambos únicos membros da banda hoje. Além do baixista Kenji Sano, o baterista Toshihiro Niimi, o tecladista Rei Atsumi, o guitarrista Hiroshi Yaegashi e o requisitado baixista Neil Murray que tocou no Black Sabbath, Whitesnake, Michael Shenker Group e muitos outros.

Earthshaker
8- Earthshaker, formada no ano de 1978 na cidade de Osaka, a banda é um dos principais expoentes do hard/ heavy japonês, encontra-se em atividade até hoje, apesar de um período inativa entre 1994 a 1999. Entre seus discos destaca-se o de estreia Fugitive de 1984, Passion de 1985, Midnight Flight de 1985 e o Aftershock de 1988, seu último lançamento de estúdio foi o álbum The Story Goes on lançado em 2018. Contando atualmente com os músicos Shinichiro "Shara" Ishihara na guitarra, Yoshihiro Kudo na bateria, Takayuki Kai no baixo, Masafumi "Marcy" Nishida no vocais e Toshio "Toshi" Egawa no teclado. Vale ressaltar que um dos membros fundadores da banda foi o vocalista do Loudness Minoru Niihara que aqui tocava baixo. O nome da banda originou-se do título de uma faixa presente no álbum Yesterday and Today da banda estadunidense Y&T.

Show-Ya
7- Principal nome do metal japonês formado apenas por mulheres, o Show-Ya é também uma das bandas de metal japonês que mais vende. Formada em 1981 na cidade de Tokyo, o Show-Ya apresenta um heavy metal com sonoridades hard rock oitentista e muita técnica, lembrando muito as bandas americanas do período. A banda interrompeu suas atividades em 1998, retornando em 2005, com o lançamento de uma coletânea celebrando os 20 anos, e desde então não pararam mais. Entre os trabalhos da banda vale destacar a estreia com Masquerade Show em 1985, Queendom de 1986, Ways também de 1986, Immigration de 1987 e o Glamour de 1988. Contando atualmente com as fundadoras Miki Nakamura no teclado e Keiko Terada na voz, acompanhadas a muito tempo pelas Satomi Senba no baixo, Miki Tsunoda na bateria e Miki "sun-go" Igarashi na guitarra.

44 Magnum
6- Outra veterana do heavy metal japonês é a 44 Magnum, na ativa desde 1977, quando foi formada na cidade de Osaka. Tocando um heavy metal/ hard rock com influências de AOR, o 44 Magnum é uma das bandas mais comerciais do Japão, comercialmente falando. A banda estreou com o disco Danger em 1983, após o EP auto intitulado lançado no mesmo ano. Com destaque para o segundo álbum Street Rock n' Roller de 1984, na sua extensa discografia, além do Still Alive de 1989, ano em que a banda encerrou suas atividades, retornando apenas em 2002 com o bom Ignition, seu último lançamento de estúdio foi o ótimo disco Prisoner de 2019. Desde 2012 o vocalista e fundador da banda Tatsuya "Paul" Umehara se afastou dos palcos para tratar-se da doença de Parkinson, continuando apenas a compor e a gravar com a banda. Atualmente formada por Satoshi "Joe" Miyawaki na bateria, Satoshi "Jimmy" Hirose na guitarra, Hironori "Ban" Yoshikawa no baixo e Steve nos vocais, na banda desde 2009, substituindo o já citado Tatsuya.


Sabbat
5- Já o Sabbat é o principal nome do metal extremo japonês. Formada no ano de 1983 com o nome Evil, na cidade de Kuwana, a banda mostra um black/ thrash metal com influências claras dos ingleses do Venom, além de outras bandas da N.W.O.B.H.M. Em 1984 a banda adota o nome Sabbat, quando Gezol funda a Evil Records e começa a lançar materiais da banda como demos, ep's e splits. Em 1987 devido a uma morte na família de Gezol e Samm, a banda decide por não mais se apresentar ao vivo, retornando apenas após o lançamento do ao vivo Live Curse em 1999. Porém a banda permaneceu ativa produzindo muito material. Seu primeiro full lenght foi lançado apenas em 1991, intitulado Envenom, logo tornou-se um clássico. Outros destaques na discografia da banda são Evoke de 1992 e Disembody de 1993. A banda atualmente conta apenas com o Gezol no baixo e vocais (toca também no Metalucifer) e o baterista Zorugelion.

Ezo
4- Eis aqui uma banda de grande potencial, porém não passou de 2 álbuns lançados durante a década de 80 por uma grande gravadora americana, a Geffen Records. A Ezo foi formada no ano de 1982 na cidade de Sapporo, com o nome Flatbacker, mostrando um heavy metal carregado de melodias e com letras abordando temáticas românticas. No ano de 1986 a banda transferiu-se para os Estados Unidos adotando o nome Ezo, onde são descobertos pelo baixista do Kiss, Gene Simmons, que produziu a estreia da banda com o disco E-Z-O, lançado no ano de 1987. Vale ressalvar que a banda lançou dois discos no Japão, ainda com o nome Flatbacker. Em 1989 a banda lançou seu segundo disco pela Geffen, intitulado Fire Fire, um tremendo álbum que tornou-se um clássico do estilo, infelizmente no ano seguinte a banda encerrou suas atividades. Entre as canções da banda vale destacar Flashback heart attack, Here it Comes (tanto a versão em inglês, como a japonesa), Kiss of Fire, do álbum E-Z-O, já do Fire Fire destacam-se Night Crawler, Fire fire e Milion Miles Away. A banda foi formada por Taro Takahashi no baixo, Hirotsugu "Hiro" Homma na bateria, Shoyo "Showyo" Iida na guitarra e Masaki Yamada nos vocais (esse com passagem pelo Loudness).

X Japan
3- Uma das mais populares bandas japonesa o X Japan, formada em 1978 com o nome Dynamite na cidade de Chiba, a banda ainda teve o nome Noise entre os anos de 1980 e 1982, quando finalmente assumiu o nome por qual ficou conhecida. Trata-se de uma banda extremamente técnica que mistura o heavy/ power metal com o progressivo. Entre os trabalhos lançados pela banda, vale destacar e conferir a estreia com Vanishing Vision de 1988, o segundo Blue blood de 1989, Jealousy de 1991, além do vídeo Visual Shock vol. 2 de 1989, o último lançamento da banda foi We Are X, uma compilação lançada em 2017. Atualmente a banda conta com os músicos Yoshiki na bateria e piano, Toshi nos vocais, Pata na guitarra, Sugizo também guitarra e violino e Heath no baixo.

Anthem
2- O Anthem para mim é uma das melhores bandas japonesa, se não a melhor. Banda de heavy metal formada em 1981 na cidade de Tokyo, com letras falando sobre amor, liberdade e vida, hoje em uma grande gravadora como a Nuclear Blast. Entre seus principais trabalhos temos o álbum de estreia Anthem de 1985,  Tightrope de 1986, Bound to Break 1987, Gyspsy Ways de 1988, Hunting Time de 1989 e No Smoke without Fire de 1990. E seu mais recente trabalho de estúdio é o Explosive!! - Band Jam - lançado nesse ano de 2020. A atual formação da banda conta com Naoto Shibata no baixo (músico com passagem pelo Loudness), Yukio Morikawa nos vocais, Akio Shimizu na guitarra e Isamu Tamaru na bateria.

Loudness
1- Sem dúvidas a banda japonesa mais popular é o Loudness, formada em Osaka no ano de 1981, a banda é a que alcançou maior sucesso fora de terras nipônicas, inclusive aqui no Brasil. Tendo tido diversas formações, contando até com o vocalsita do Ezo, Masaki Yamada e com o estadunidense Michael Vescera (ex Yngwie J. Malmsteen, Roland Grapow, Dr. Sin e muitos outros. Em 30 de novembro de 2008 a banda perdeu o grande baterista Munekata Higuchi, vítima de insuficiência hepática. Entre suas principais obras, temos o disco de estreia The Birthday Eve de 1981, Devil Soldier de 1982, Thunder in the East de 1985, Lightning Strikes de 1986 e Soldier of Fortune de 1989, esse último com o vocalista Michael Vescera. Seu último trabalho de estúdio foi o excelente Ride to Glory - 8118 - lançado em 2018. Atualmente a banda conta com Masayoshi Yamashita no baixo, Akira Takasaki na guitarra, Minoru Niihara nos vocais e o baterista Masayuki "Ampan" Suzuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário