O ano de 2020 foi complicado no mundo inteiro, um ano atípico, com muitas atividades econômicas suspensas, principalmente a do entretenimento, devido ao covid-19. Porém, ainda tivemos muitos lançamentos interessantes no mundo da música, seja de bandas e artistas consagrados como AC/DC, Deep Purple, Paul McCartney e Neil Young. Seja de artistas novos, com seus primeiros lançamentos.
Vou listar aqui os 10 principais lançamentos nacionais e internacionais, na minha opinião. Como tivemos muita coisa boa lançada, diversos discos excelentes ficaram de fora, porém também merecem serem conferidos.
Melhores discos de 2020 Internacionais
1° Testament - Titans of Creation: 13° álbum de estúdio da banda de thrash metal norte-americana, lançado em 03 de abril de 2020.
2° Blues Pills - Holy Moly!: 3° trabalho dos suecos, trazendo seu hard rock setentista com uma boa dosagem de blues, lançado em 21 de agosto de 2020.
3° AC/DC - Power up: Após um período conturbado na carreira dos veteranos do AC/DC, a banda deu a volta por cima e lançou no ano de 2020, o excelente Power up, 17° álbum de estúdio da banda, lançado 13 de novembro de 2020.
4° Paradise Lost - Obsidian: 16° álbum de estúdio da banda britânica de gothic metal, lançado em 15 de maio de 2020 através da Nuclear Blast.
5° Deep Purple - Whoosh!: Outra banda veterana que também lançou um maravilho álbum no ano de 2020, foi os ingleses do Deep Purple com seu 20° trabalho de estúdio Whoosh! lançado em 07 de agosto de 2020.
6° Lucifer - III: Como sugere o nome, o 3° trabalho de estúdio da banda alemã, trazendo uma pegada doom metal bem setentista, liderada pela vocalista Johanna Sadonis e pelo seu marido Nicke Anderson (The Hellacopters, Imperial State Electric e Entombed), aqui tocando bateria, lançado em 13 de março de 2020.
7° Sodom - Genesis XIX: O 16° álbum de estúdio dos alemães do Sodom, porrada thrash metal, foi lançado em 27 de novembro de 2020.
8° Demons & Wizards - III: 3° álbum do projeto idealizado pelo guitarrista Jon Schaffer (Iced Earth e outros) ao lado do vocalista alemão Hansi Kürsch (Blind Guardian), com o power metal épico tradicional, combinação perfeita entre as principais bandas dos dois músicos, lançado em 21 de fevereiro de 2020.
9° Ozzy - Ordinary Man: 12° disco de estúdio do Madman, contou com a produção Andrew Watt (responsável também pelas guitarras no disco), além dos convidados Elton John e o rapper Post Malone e dos músicos Duff McKagan (Guns N' Roses) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers). O álbum foi lançado em 21 de fevereiro de 2020.
10° Bonfire - Fistful of Fire: 19° álbum de estúdio dos alemães, apresentando seu hard rock, com pitadas de metal, aqui no Brasil saiu via Shinigami Records. Lançamento ocorreu em 03 de abril de 2020.
Dentre os lançamentos internacionais que tivemos em 2020, vale destacar ainda o disco solo de estreia de Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour) CMFT onde o vocalista explora diversos estilos nas músicas. Outro lançamento que vale apena ser conferido é Human.:II: Nature dos finlandeses do Nightwish, ainda para fãs do metal sinfônico tivemos o Apocalypse & Chill do Delain. No metal extremo o grande lançamento foi do Napalm Death com Throes of Joy in the Jaws of Defeatism. O Carcass lançou o EP Despicable. Um grande nome do thrash metal canadense Annihilator lançou Ballistic, Sadistic. Saindo do metal tivemos o lançamento de III do Paul McCartney, Neil Young com Homegrown e Bon Jovi com Bon Jovi 2020.
Entre os lançamentos ao vivo os que mais se destacaram foram sem dúvidas o S&M II do Metallica e Nights of the Dead, Legacy of the Beast - Live in Mexico City do Iron Maiden. Vale conferir também o Live in São Paulo dos Holandeses do Picture e I am the Empire: Live from 013 do Kamelot.
Em território brasileiro também tivemos ótimos lançamentos ao longo do ano de 2020, incluindo aí estreia de algumas bandas, além de banda já clássicas.
1° Sepultura - Quadra: O 15° álbum da banda mineira foi um dos grandes lançamentos do ano, não só no cenário nacional, como no mundial. Lançado em 07 de fevereiro de 2020.
2° Tuatha de Danann - Tin Nomine Éireann: 5° full length dos mineiros do Tuatha de Danann, traz uma ode a música tradicional irlandesa, com diversos convidados. Lançado em 18 de dezembro de 2020.
3° Electric Mob - Discharge: Uma das bandas a lançar seu álbum de estreia em 2020, foram os curitibanos do Electric Mob, lançaram um ótimo álbum de hard rock através do selo Frontiers Records. Lançamento ocorreu em 10 de junho de 2020.
4° The Troops of Doom - The Rise of Heresy: Outra banda que fez sua estreia em 2020 foi o Thr Troops of Doom liderado pelo grande guitarrista Jairo Guedz, trata-se de um ep, muito bem produzido, lançado em 09 de outubro de 2020.
5° Hell Gun - Kings of Beyond: Debut álbum da banda curitibana de heavy metal, com forte influencia das bandas dos anos 80. Lançado em 06 de agosto de 2020.
6° Scars - Predatory: 3° trabalho da banda paulistana de thrash metal, marcou o retorno das atividades da banda. Lançado em 07 de agosto de 2020.
7° Semblant - Obscura: A banda curitibana de gothic metal lançou seu terceiro full length, o primeiro pela gravadora Frontiers Records. Lançado em 06 de março de 2020.
8° Aquaria - Alethea: Terceiro álbum da banda carioca de power metal melódico lançado pela Metal Relics, fechando uma trilogia iniciada com Luxaeterna em 2005. Lançado em 25 de novembro de 2020.
9° Ego Absence – Serpent’s Tongue: Mais uma banda que lançou seu debut em 2020 foram os paulistas do Ego Absence com seu power metal. Lançado em 09 de fevereiro de 2020.
10° Area 55 - One Ocean: Banda brasileira radicada nos Estados Unidos apresenta um hard rock/ aor, esse é o debut da banda. Lançado em 29 de maio de 2020.
Outros lançamentos que marcaram o ano de 2020 temos os paulistas do Brave que lançaram seu terceiro full length The Oracle, os thrashers do Chaosfear Be the Light in Dark Days. Tivemos lançamento de bandas veteranas como o Vulcano que lançou Eye in hell, o Vodu lançou Walking with Fire, Taurus com V, e o ao vivo En acción do Azul Limão. Os brasileiros da Madre Sun lançou seu debut The Speed of Light ao lado do guitarrista Tyson Schenker. Entre os ao vivos temos o Made in Russia do Noturnall, Temple of Shadows in Concert do Edu Falaschi, esse lançado somente no Japão.
O ano de 2020 teve muitos outros lançamentos incríveis, cabe ao apreciador de música ir atrás dos que ele gosta mais.